Uma sugestão de Projeto de Lei enviado ao Senado Federal do Brasil quer que o país adote o Bitcoin como reserva de valor.
A proposta, publicada no portal legislativo do Senado, foi apresentada por um morador do Estado da Bahia chamado Gustavo Gomes e seria inspirada no projeto de lei de El Salvador, que adotou o BTC como moeda legal. Diz o texto:
“TENDO EM VISTA OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS É NECESSÁRIO QUE NOSSO PAÍS ADQUIRA PELO MENOS 5%~10% DO FORNECIMENTO TOTAL DO BITCOIN. PRÓXIMA MOEDA MUNDIAL UTILIZADA COMO RESERVA DE VALOR PELOS PAÍSES.”
Se o projeto for para discussão e sancionado o investimento a partir das reservas atuais do país chegariam até R$ 387 bilhões, apesar da ideia legislativa não apontar a fonte da compra.
Cada ideia legislativa enviada ao Senado precisa de 20.000 declarações de apoio para então ser encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, que poderá debater o tema.
A autoridade financeira brasileira, o Banco Central do Brasil, trata as reservas internacionais em moedas estrangeiras, podendo portanto aceitar o BTC, uma vez que a criptomoeda já é considerada moeda legal em El Salvador. Recentemente, porém, o BC investiu no rival do Bitcoin, o ouro, como ativo de reserva, em decisão vista como controversa.