O Bitcoin (BTC), a maior criptomoeda do mundo em capitalização de mercado, estará entre as principais tendências de desenvolvimento futuro do Twitter, declarou o CEO Jack Dorsey.
Em teleconferência de apresentação dos resultados do segundo trimestre, ele disse que o Bitcoin fará parte do futuro da empresa, destacando o potencial da moeda digital para contribuir com a evolução dos produtos e serviços oferecidos pelo Twitter.
Referindo-se ao Bitcoin como a moeda nativa da Internet, Dorsey descreveu oportunidades para integrar o BTC aos serviços existentes do Twitter, incluindo comércio eletrônico, assinaturas de serviços específicos e a novos recursos, como o Twitter Tip Jar e o Super Follows.
O CEO explicou aos investidores que muitas das inovações possibilitadas pelo Bitcoin vão "além do papel de dinheiro”, citando o comprometimento da empresa com a descentralização das mídias sociais e com a criação de incentivos econômicos para os seus usuários. Ele disse que o Bitcoin é uma das três tendências chave para o futuro do Twitter, ao lado da inteligência artificial e da já mencionada descentralização. “Acho que é extremamente importante para o Twitter e para os acionistas do Twitter que continuemos a olhar para este espaço e a investirmos agressivamente nele”, disse ele.
Dorsey enfatizou que o Twitter não está sozinho em seu compromisso com a comunidade cripto, mencionando o Facebook, que vem desenvolvendo intensivamente a sua própria moeda digital. A empresa planeja testar o Diem ainda este ano. Mas, ao contrário do Facebook, o Twitter investirá no BTC, uma moeda nativa da internet, baseada em código aberto. Afirmou ele:
“Há uma necessidade óbvia aí. E eu acho que um padrão aberto nativo da internet é o caminho certo a seguir, e é por isso que o meu foco e o nosso foco, inevitavelmente, estarão no Bitcoin.”
Esta é a primeira vez em que o CEO declarou publicamente que o Twitter pode integrar o BTC aos seus produtos. Os novos comentários vêm logo após debate sobre o Bitcoin no evento virtual "The ₿ Word", no qual Dorsey esteve ao lado do CEO da Tesla, Elon Musk, e de Cathie Wood, da Ark Invest. Na ocasião, Dorsey afirmou que muitos dos modelos de negócios existentes seriam muito diferentes se o Bitcoin existisse antes do Twitter ou do Facebook. “Certamente não teríamos a dependência que temos de um modelo de negócios baseado em publicidade”, observou.
Dorsey é conhecido por ser um dos primeiros adeptos do Bitcoin, tendo defendido repetidamente, pelo menos desde 2018, que o ativo está destinado a ser a moeda única da internet. Sua empresa de pagamentos digitais, a Square, investe convictamente em Bitcoin, tendo comprado US$ 50 milhões em BTC no final 2020. Logo depois, adicionou US$ 170 milhões extras em BTC ao seu portfólio, em fevereiro de 2021.
HELEN PARTZ