O governo da França propôs que a Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados, ou ESMA, regule as criptomoedas em toda a União Europeia.
Se aprovado, isso estabeleceria uma autoridade única sobre o setor de criptomoedas em todo o bloco comercial e criaria regulamentações uniformes em todo o sindicato por meio da ESMA, conforme sugerido pelo regulador de valores mobiliários francês, Autorite des Marches Financiers, ou AMF.
A proposta da AMF afirma:
“Da mesma forma, conceder à ESMA o poder de supervisão direta de ofertas públicas de cripto-ativos na UE (análise de livros brancos) e de prestadores de serviços de cripto-ativos criaria economias de escala óbvias para todos os supervisores nacionais e concentraria conhecimentos de forma eficiente, para o benefício europeu comum. ”
No ano passado, foram feitas propostas para um quadro de regulamentação em toda a UE para moedas digitais. A ESMA é uma agência reguladora financeira sediada em Paris que visa fortalecer a proteção dos investidores na UE, melhorar o funcionamento dos mercados financeiros e promover a cooperação entre os Estados-Membros.
Se a proposta da AMF for adotada, procurará capitalizar a experiência da ESMA na regulamentação da moeda digital e proporcionará segurança jurídica às empresas que operam com moeda digital em toda a UE.
A regulamentação das moedas digitais tornou-se um importante ponto de discussão para governos em todo o mundo. Na segunda-feira, o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos reuniu o Grupo de Trabalho do Presidente sobre Mercados Financeiros, juntamente com o Gabinete do Controlador da Moeda e a Federal Deposit Insurance Corporation, para discutir a regulamentação das stablecoins.
LANDON MCBRIDE