O Japão está intensificando seus esforços para regulamentar as moedas digitais em escala global. Autoridades do governo japonês estão procurando aumentar a equipe de trabalho relacionada às criptomoedas para impor regras mais rígidas de regulação.
Os reguladores japoneses expressaram novas preocupações sobre o crescimento maciço do mercado de criptomoedas, advertindo particularmente contra as stablecoins, informou a Reuters na sexta-feira.
Autoridades japonesas estão dispostas a trabalhar com reguladores financeiros globais para desenvolver regras mais rígidas para moedas digitais privadas, afirmaram três autoridades japonesas, acrescentando que membros do G7 e do G20, grupos que reunem as principais potências mundiais, querem regras mais claras para stablecoins atreladas à moedas fiduciárias.
“O Japão não pode mais deixar as coisas sem vigilância diante do desenvolvimento global das moedas digitais avançando tão rapidamente”, disse um funcionário.
De acordo com o relatório, o Ministério das Finanças japonês está considerando aumentar sua equipe para prosseguir com os esforços para investigar a indústria em todo o mundo. A Agência de Serviços Financeiros (FSA) do país já estabeleceu uma nova unidade para supervisionar a regulamentação de moedas digitais.
Lançada em 8 de julho, a nova unidade da FSA visa monitorar o mercado de criptomoedas global, com foco nos protcolos de finanças descentralizadas, serviços financeiros baseados em blockchain que não dependem de entidades centralizadas, disseram as autoridades.
A notícia chega em um momento em que o mercado de criptomoedas vem atraindo cada vez mais atenção dos reguladores globais. Muitas autoridades têm feito restrições às stablecoins, um tipo de criptomoeda atrelada a ativos ou moedas fiduciárias, como o dólar dos Estados Unidos. Em todo o mundo, os bancos centrais vêm desenvolvendo as suas próprias moedas digitais para manterem o seu controle sobre o dinheiro e sobre as políticas monetárias. As CBDCs são versões digitais de moedas fiduciárias nacionais.
O presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, disse na quarta-feira que uma CBDC dos EUA eliminaria a necessidade de moedas privadas como o Bitcoin (BTC) e as stablecoins. Na semana passada, o vice-governador do Banco Popular da China, Fan Yifei, argumentou que o rápido desenvolvimento dos sistemas de pagamento privados é "muito alarmante", alertando que as stablecoins representam uma séria ameaça aos sistemas financeiros e de liquidação globais.