As baleias podem ser criaturas tímidas e espertas, mas quando você consegue pegar uma em ação, é um espetáculo para ser visto - considere, por exemplo, a única entidade responsável por depositar 100 mil ETH no contrato de depósito Eth 2.0 de 133 endereços diferentes na semana passada.
Os depósitos no contrato de staking ETH 2.0 têm aumentado recentemente, com 100 mil ETH despejados no contrato de depósito Eth 2 em um único dia na semana passada. Ele chamou a atenção do espaço cripto e, como a maioria das histórias sobre atividades on-chain, foi possível observar as transações reais e as contas associadas pode esclarecer o que aconteceu. Neste caso, parece que o influxo de 100 mil ETH pode ser rastreado até um único endereço Ethereum e uma carteira que é responsável por canalizar 258 mil ETH ($ 541,8 milhões a 2100 por ETH) no contrato de depósito.
Dado o aumento relativamente constante que o contrato de depósito tem apresentado desde o lançamento em dezembro, é provável que uma única entidade esteja por trás do aumento inesperado da semana passada. Mas podemos provar isso? Pode ser razoavelmente demonstrado que uma única entidade estava por trás do valor de 100 mil ETH de depósitos?
Infelizmente, encontrar realmente as transações e endereços na cadeia não foi uma descoberta rápida na "primeira página do Etherscan".
Na esperança de obter uma vitória rápida, o primeiro lugar que verificamos foi o maior total de depósitos feitos por um único endereço para o contato de depósito. Embora essa estratégia tenha encontrado um endereço que recentemente depositou cerca de 12.800 ETH em 400 transações para o contrato de depósito, infelizmente, não era o endereço de interesse, já que a data das transações (20 de junho de 2021) é alguns dias mais cedo e a quantia é de apenas ~ 13% do total de 100 mil ETH, embora “apenas ~ 13%” neste caso ainda seja superior a US$ 26,8 milhões (a $ 2100 por ETH). É claro que se os 100 mil ETH tivessem vindo de uma única entidade, eles seriam mais discretos do que um depósito YOLO direto de 100 mil de um endereço.
Uma análise mais profunda foi necessária, então baixamos as transações para o contrato de depósito do Etherscan para 22 de junho de 2021 e as carregamos no Excel. Os dados eram claros.
Dos dados extraídos para 22 de junho de 2021, havia 1.163 endereços que depositaram um total de 32 ETH no contrato de depósito, 133 endereços que depositaram 800 ETH no contrato de depósito e 11 outros endereços que depositaram outros vários múltiplos de 32 ETH.
Para quem não conhece, ETH 2.0 é a mudança de protocolo que a Ethereum tem planejado desde o lançamento, que fará a transição do Ethereum de uma prova de trabalho para uma prova de rede de participação. Os validadores de prova de participação protegerão a rede e receberão ETH por isso. Um validador começa como 32 ETH e atualmente é adquirido através do envio de 32 ETH para um contrato de depósito na rede principal Ethereum, através da atual cadeia de prova de trabalho.
O depósito é uma ponte de mão única, uma vez que o valor total em ETH, incluindo quaisquer juros ganhos, não estará acessível até a fusão da rede, o que é improvável que aconteça até o final de 2022.
Com o mesmo valor total de depósito de 800 ETH no mesmo dia de 133 endereços, aumentou nossa confiança de que os 100 mil ETH tinham de fato vindo de um único endereço. Para confirmar isso, deve haver alguma semelhança entre os endereços. Com certeza, uma rápida olhada revelou que cada endereço era financiado por um endereço comum.
Eureka! Um avistamento de baleias.
A imagem da nossa baleia estava começando a ficar mais clara. Vamos dar uma olhada de alto nível em como eles executaram sua operação:
Olhando para o endereço que foi financiado com 100 mil ETH, eles viram mais de 258 mil ETH (US$ 541,8 milhões a 2100 por ETH) fluindo através dele, de acordo com Nansen. Sem clicar em todos os endereços, parece que todo o ETH que flui através deste endereço foi canalizado para o contrato de depósito de maneira semelhante ao que é descrito acima - começando com uma transação de 90.000 ETH em 21 de maio e uma transação de 49.990 ETH em 14 de junho.
O endereço também não mostra sinais de abrandamento. Enquanto escrevia este artigo, o endereço foi financiado duas vezes mais em 6119 ETH e 792 ETH. Com base em sua aparente mentalidade de Michael Saylor “vender a mobília de escritório”, isso quase certamente está destinado ao contrato de depósito.
Olhando para a transação de 100 mil ETH, ela foi financiada por um endereço OG Ethereum que havia recebido imediatamente os fundos de um endereço que a Nansen mostra como tendo recebido 100% de seus 302 mil ETH de uma carteira que Nansen marcou como criptomoeda Celsius.
O endereço OG em questão tem transações que remontam a setembro de 2016 e olhando para suas primeiras transações ERC-20 é uma viagem pela via da memória do r/ethtrader incluindo SPANK, KIN, FUN, OMG (descartado - ainda não vendeu 💎🙌) e muito SAI. Eles também recebem depósitos regulares de BOND de um contrato que a Nansen rotulou como aquisição, indicando que são um dos primeiros membros da equipe ou investidor.
Sua atividade total, de acordo com Nansen, é enorme, vendo 1,72 milhão de ETH fluindo para dentro e para fora. Existem tantos OGs com esse tipo de dinheiro e convicção em Ethereum, e não parece que eles irão a lugar algum tão cedo.