Notícias / Cazaquistão impõe taxa extra de eletricidade para mineradores de bitcoin

Cazaquistão impõe taxa extra de eletricidade para mineradores de bitcoin

Publicado em 01/07/2021 às 17:28

Medida faz parte de novo código tributário



As empresas de mineração de bitcoin do Cazaquistão terão que pagar uma taxa extra de eletricidade a partir do ano que vem, quando entrarão em vigor novas leis sobre impostos federais aprovadas por parlamentares no início deste mês. O decreto com as emendas ao Código Tributário do Cazaquistão foi assinado na semana passada pelo presidente Kassym-Jomart Tokayev, segundo informações no site do governo.

A taxa adicional de eletricidade será de aproximadamente US$ 0,0023 (1 ₸; ‘tenge’, a moeda oficial do Cazaquistão) por quilowatt-hora (kWh) usado pelos mineradores de bitcoin e outras criptomoedas, disse Bitcoin.com citando o Forklog, site especializado em notícias do mercado cripto e que obteve acesso à informação impressa do jornal oficial do governo.



Mineração no Cazaquistão

Para a Associação Nacional da Indústria de Blockchain e Data Center do Cazaquistão, a nova lei vai impactar negativamente o setor no país, principalmente na atratividade de investimentos. Segundo o presidente da entidade, Alan Dordzhiev, os mineradores da China, que veem o Cazaquistão como uma possível jurisdição para a migração após as recentes repressões, não viram com bons olhos a iniciativa cazaque. 

No entanto, o novo Código Tributário foi defendido pelo parlamentar Albert Rau, que disse não ver quaisquer consequências críticas nas novas emendas e que elas são parte de um novo olhar do governo acerca de alguns impostos. Segundo o Forklog, Rau insiste que o parlamento aprovou uma “versão governamental” das emendas propostas inicialmente.


Contudo, disse o site, as autoridades disseram que a introdução de impostos adicionais de eletricidade para a extração de criptomoedas tirará da sombra os mineradores que estão na zona cinzenta, alarme de controlar o consumo de energia e aumentar as receitas orçamentárias. Em lugares como Cazaquistão e Irã, que oferecem combustíveis fósseis baratos, os mineradores podem obter energia barata o ano todo.

Mineração na China

A repressão da China contra os mineradores de criptomoedas fizeram com que os empresários do setor procurassem outras jurisdições para atuar e uma delas é o Cazaquistão por conta da energia bruta.

O setor de mineração na China ficou abalado após várias cidades — Mongólia Interior; Qinghai; Xinjiang, entre outras — proibirem a atividade após sinal repressão do governo chinês, o que abalou também outras empresas de criptomoedas.

Em resumo, o consumo de energia do Bitcoin caiu pela metade desde a repressão, e exchanges como BTCChina e Okcoin foram fechadas no país. Até mesmo o valor de máquinas de mineração caíram e algumas estavam sendo oferecidas em sites de venda até pela metade do preço.
 
Wagner Riggs 

Fonte: https://portaldobitcoin.uol.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet