Apesar da euforia do mundo cripto pela atitude de El Salvador em legalizar o Bitcoin, parte da população e dos políticos não são a favor da ideia.
O deputado salvadorenho, Jaime Guevara, associado a alguns cidadãos do país entraram com uma Ação Constitucional contra a Lei do presidente Nayib Bukele.
Conforme foi divulgado em uma reportagem do jornal salvadorenho El Mundo, alguns cidadãos se mostraram contra a Lei que transforma o Bitcoin em uma moeda de curso Legal no país.
E assim com esta parte da população há também um lado de oposição política.
Em entrevista o deputado Guevara disse que estava interpondo “um recurso de inconstitucionalidade contra o decreto sobre a Lei do Bitcoin, por se tratar de um decreto ilegal, sem fundamento, sem levar em conta a importância e os efeitos nocivos que essa lei terá sobre o país”.
De acordo com o político anticripto, “a Lei do Bitcoin visa saquear os bolsos das pessoas. Está isento de impostos. Eles querem nos forçar a negociar”.
Uma pesquisa mostrou que quase a metade da população estava preocupada com a circulação Legal do Bitcoin no país.
Mas cabe salientar que grande parte da população sequer conhece os fundamentos da criptomoeda e não foram instruídas ou “educadas” a respeito.
O Governo salvadorenho já disse que pretende trazer informação e instrução para a população, mas isto ocorrerá com o tempo.
Também disse que ninguém será obrigado a utilizar a criptomoeda e que as demais moedas estatais continuarão em circulação no país.
A pesquisa que foi realizada pela associação de empresários de El Salvador mostrou que a metade da população disse que transformará a criptomoeda em Dólar americano, caso recebam pagamentos em Bitcoins.
Desde 1982 o Dólar americano é a moeda oficial do país.
O principal motivo para isto é a volatilidade da criptomoeda, que realmente sofre variações bruscas de preço devido à sua baixa adesão na economia global.
Apesar disto é bastante improvável que El Salvador volte atrás de sua decisão.
Entretanto, este é um prato cheio para as instituições monetárias internacionais que já se mostraram preocupadas ou até contrárias à decisão do país em utilizar o Bitcoin como moeda de curso Legal.
Jorge Siufi