O frenesi em torno dos NFTs se espalhou pelo mundo e as avaliações de alguns itens colecionáveis exclusivos dispararam.
Artistas e celebridades de todo o mundo também passaram a promover e se aproveitar do crescimento do mercado de Token Não Fungível para ganhar reputação e dinheiro.
Até mesmo instituições tradicionais, como a Sotheby’s e a Christie’s, começaram a entrar nesse mercado.
Nesse cenário, o analista financeiro e especialista macroeconômico com 15 anos de experiência no setor, Luis Aureliano, afirmou que os NFTs aproximam a blockchain do público em geral.
“Embora as criptomoedas tenham cada vez mais funções, sua adoção tem sido lenta devido ao seu apelo limitado. O NFT atraiu com sucesso o interesse das pessoas, graças em parte ao endosso de muitas celebridades, o que atraiu a atenção da sociedade em geral”, disse.
De acordo com Aureliano, a plataforma por trás dos NFTs é o bastião de sua inovação e o aumento dos preços dos tokens nativos reflete a atenção da plataforma:
“Quando algumas plataformas NFT apareceram pela primeira vez, seus produtos eram considerados inúteis. Agora, conforme a cultura popular, a arte e as coleções entram em seus ecossistemas e aumentam a participação da blockchain. A avaliação de token correspondente também ecoa essa realidade e anuncia o potencial de crescimento futuro do NFT.”
Com base nisso, ele elencou dez projetos de NFTs que abriram uma nova era para a disponibilidade e cobertura do blockchain a partir de seu progresso e trabalho de gerenciamento.
Em primeiro lugar, ele destacou o LeCube, um novo produto da plataforma MixMarvel que será lançado oficialmente em breve.
A equipe produziu muitos jogos em cadeia populares como “Cloud Fighting Dragon” que já ultrapassou “Crypto Cat”.
LeCube se concentra na criação da comunidade NFT e na nova jogabilidade do NFT + DeFi. O objetivo é mudar a situação atual de precificação de NFT imatura e perda rápida de consenso.
O LeCube está atualmente em fase de testes e será lançado oficialmente no segundo trimestre deste ano.
A partir de março, o token nativo MIX da MixMarvel começou a crescer rapidamente, com um aumento de mais de 4.000%. Com isso, mostrou as expectativas do mercado e o reconhecimento de seus novos produtos.
Decentraland é uma plataforma descentralizada de jogos de realidade virtual online. O projeto foi anunciado em 2018, mas só foi lançado em 2020. A plataforma construída em Ethereum tem como objetivo apoiar a criação, desenvolvimento, comercialização e custódia de imóveis virtuais.
Na Decentraland, os usuários podem adquirir propriedades virtuais para desenvolver negócios online e virtuais. LAND, um token ERC-721, é um ativo insubstituível que representa o terreno na plataforma.
Atualmente, existem 90.000 LAND em todo o jogo, com um tamanho de 33 x 33 pés. Assim como em uma cidade real, o acervo de LAND forma uma área, um conjunto de edifícios com temas semelhantes.
MANA é o token nativo da Decentraland, padrão ERC-20, que dá aos usuários o direito de voto em assuntos relacionados à sua área.
Enjin é outra plataforma de tecnologia blockchain para jogadores, onde os usuários armazenam e gerenciam ativos virtuais.
Os NFTs que representam itens do jogo ou a moeda do jogo podem ser armazenados, gerenciados e vendidos na plataforma.
Enjin é construído em Ethereum e sua criptomoeda nativa é ENJ. Os usuários podem criar ativos digitais e integrá-los aos aplicativos e jogos de que precisam, e podem personalizar os ativos para funcionarem na plataforma de que precisam.
Ethernity Chain é uma das plataformas NFT mais populares e seu token, ERN, aumentou acentuadamente em março.
A plataforma é um mercado de arte digital que vende cards de esportes, itens colecionáveis e arte digital por meio da NFT.
Seu objetivo é usar parte dos recursos para apoiar instituições de caridade e promover o bem-estar social. Também ajuda artistas e outros criadores a leiloarem suas obras e doarem parte dos lucros para instituições de caridade.
Theta é uma plataforma de vídeo descentralizada baseada na tecnologia blockchain. Seu objetivo é resolver os problemas da indústria de streaming de mídia, incentivando os usuários a compartilhar sua largura de banda na rede. Em troca, os usuários podem obter tokens THETA.
Outra plataforma NFT que merece atenção é a SuperFarm. Conforme descreveu seu criador, SuperFarm é um protocolo DeFi de cadeia cruzada, que pode converter qualquer token em um NFT sem qualquer codificação.
A plataforma inclui uma série de ferramentas que os projetos podem usar para adicionar utilidade aos tokens.
KIWIE é um mercado de arte digital que vende arte de rua por meio da NFT. Assim, para cada obra de arte de rua desenhada, uma obra de arte digital correspondente será criada. Dessa forma, um NFT contendo coordenadas físicas será adicionado.
Ou seja, quem compra arte digital nesta plataforma também é dono dessa arte de rua. Depois que a arte de rua é repintada ou destruída, a arte digital é permanentemente transformada em uma versão fantasma.
Todas as obras de arte nesta plataforma são criadas com base no Fat Monster. O objetivo é possuir obras de arte em 195 países.
Outra plataforma NFT digna de atenção é a Unicly. Embora ainda não tenha sido lançada, o potencial da plataforma no mercado de NFT já indica que ela terá sucesso. Seu diferencial é poder dividir os NFTs.
Geralmente, esses tokens são considerados uma representação digital única de um ativo e este sempre foi seu principal argumento de venda.
Mas isso também traz muitos desafios, especialmente ao vender NFTs caros. Com o Unicly, os usuários terão a possibilidade de possuir uma pequena parcela do NFT, ganhando assim mais liquidez.
A plataforma lançará o uTokens, que dará aos detentores direitos de voto para decidir se vendem ou mantêm os NFTs.
Terra Virtua tem características similares à Decentraland. No entanto, a experiência proporcionada pelo Terra Virtua é diferente. Afinal, esta é uma plataforma de realidade virtual aumentada que permite a venda, coleta e criação de NFTs.
Além disso, Terra Virtua permite aos usuários comprar ou criar ambientes, como pistas de corrida e salas virtuais, e enchê-los com NFTs colecionáveis que podem ser construídos, ganhos ou comprados.
Por fim, a Hoard Platform é outra que vale ser mencionada. A plataforma anunciou o lançamento de um mercado de NFTs onde os usuários podem emprestar, arrendar e negociar os tokens.
Os credores podem usar NFTs como garantia enquanto emitem empréstimos em moeda estável com um prêmio.