A sequência recente de registros de fundos de investimento em Bitcoin nos Estados Unidos parece ter rapidamente despertado o interesse de investidores institucionais no ativo digital.
O Bitcoin Strategy ETF (BITO) da ProShares, que oferece um fundo de futuros de Bitcoin no país, reportou o maior fluxo semanal em mais de um ano na semana passada.
Isso ocorreu enquanto os preços do Bitcoin (BTC) ultrapassavam a marca de 30 mil dólares, de acordo com dados referenciados pelo analista sênior de ETF da Bloomberg, Eric Balchunas.
O BITO é um veículo que proporciona aos investidores a oportunidade de obter retornos vinculados ao Bitcoin através de um produto regulado. O fundo detém atualmente mais de 1 bilhão de dólares em Futuros de Bitcoin na CME, conforme mostram os dados de participações.
Na semana passada, os investidores aplicaram 65 milhões de dólares no BITO, ultrapassando o recorde anterior de 2023, quando houve um aporte de pouco mais de 40 milhões de dólares em abril.
Vale salientar que o produto não teve entradas significativas durante o mês de maio e na maior parte de junho, já que a demanda por Bitcoin apresentou queda.
O BITO acompanhou de maneira precisa os preços spot do Bitcoin, o que provavelmente aumentou seu apelo entre os traders. “Ele rastreou o Bitcoin quase que perfeitamente. Ficou atrás em 1,05% (anualmente), mas sua taxa é de 0,95%”, tuitou Balchunas.
O crescente interesse pelo BITO indica provavelmente um aumento na exposição ao Bitcoin entre os investidores institucionais, impulsionado pelo frenesi recente de registro de ETFs de Bitcoin nos EUA.
Nos últimos quinze dias, os preços do Bitcoin elevaram-se quando a gigante dos investimentos BlackRock (BLK) solicitou o registro de um ETF de Spot de Bitcoin nos EUA.
A principal criptomoeda do mundo por capitalização de mercado alcançou 31 mil dólares no último fim de semana, ampliando os ganhos mensais para 14%, segundo dados da CoinGecko.
Historicamente, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) tem bloqueado consistentemente o lançamento de produtos Spot de Bitcoin. No entanto, a influência da BlackRock e o histórico de aprovações de ETF têm estimulado uma perspectiva otimista para o Bitcoin entre alguns traders.
Luciano Rodrigues