A Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou nesta semana os dados de declarações de investimento em criptomoedas no país. De acordo com as informações, quase 2 milhões de brasileiros (pessoas físicas) declararam que investem em ativos digitais no Brasil. Trata-se do maior número já registrado pela Receita Federal em toda a série histórica.
O levantamento da RFB, referente às declarações de criptomoedas no mês de abril deste ano, mostrou que exatamente 1.996.165 de pessoas brasileiras têm criptomoedas. O número representa um aumento de quase 20% em relação ao mês de março, quando cerca de 1,6 milhões de brasileiros declararam investimentos em cripto.
Além disso, em comparação com o mês de abril de 2022, o salto é de quase 100%. Naquele mês, quase 1 milhão de brasileiros declararam à Receita investir em criptoativos. Ou seja, esse número praticamente dobrou em um ano, mesmo com o mercado de criptomoedas enfrentando desafios, falências, processos e crises.
A primeira vez que a Receita registrou mais de 1 milhão de investidores em criptomoedas no Brasil foi em junho de 2022. Quando a RFB começou a contabilizar esses investimentos, em agosto de 2019, o número total de declarações foi de 186.726.
Apesar do crescimento do número de investidores, os dados da RFB também revelaram que houve uma queda com relação às mulheres que investem em cripto no Brasil. Em abril de 2023, apenas 10,53% do total de investidores brasileiros eram mulheres.
A título de comparação, no mês anterior (março), esse percentual era de 20,66% e, em dezembro de 2022, as mulheres respondiam por 27,10% das declarações totais – o maior percentual já registrado desde então.
Com relação ao percentual de mulheres por valor de operações, também houve uma queda. Em março de 2023, as mulheres respondiam por 15,9% em relação aos valores declarados em criptomoedas. Mas esse percentual teve uma leve redução para 15,6% em abril deste ano.
Da mesma forma, o número de pessoas jurídicas (empresas) que declararam aplicações em cripto também aumentou no mês de abril.
Conforme mostram os dados da Receita, um total de mais de 65 mil empresas informaram possuir criptomoedas. Este também é um novo recorde, segundo o balanço da Receita Federal. O número de CNPJs investindo em cripto no Brasil saltou de 61.653 em março deste ano para 65.634 em abril.
Lorena Amaro