O JPMorgan, banco de investimento com milhões de clientes em todo o mundo, anunciou o lançamento de um novo laboratório de inovação na Grécia, que desenvolverá soluções usando ferramentas blockchain. O laboratório terá como foco principal a construção de aplicativos que utilizam o Onyx, plataforma lançada pelo banco em 2020.
Este novo laboratório de inovação fará parte do grupo Blockchain Launch, que prepara e desenvolve software baseado em blockchain para clientes do banco usando a tecnologia da Onyx. Tyrone Lobban, chefe de Blockchain Launch & Onyx Digital Assets no JPMorgan, revelou que a empresa está procurando preencher quatro novos cargos para esta nova iniciativa, incluindo dois engenheiros de software full-stack, um engenheiro de aplicativos móveis e um gerente técnico.
A empresa usa soluções baseadas em blockchain há algum tempo. Em 2022, Lobban afirmou que o banco estava liquidando US$ 1 bilhão diariamente usando a tecnologia blockchain.
Lobban também afirmou que este novo grupo será fundamental para a pesquisa e construção de soluções de identidade digital, para ampliar as capacidades que a instituição já pilotou antes. A identidade digital é listada como um dos casos de uso que faz parte dos serviços suportados pela equipe de lançamento de blockchain da Onyx.
Sobre o significado que a identidade digital pode ter no futuro, Lobban declarou:
Acreditamos que a identidade digital é a chave para desbloquear a escala para Web3 e pode permitir interações e serviços totalmente novos para web2 e Web3.
O interesse da instituição pela identidade digital pode fazer parte de um movimento para não ficar para trás no futuro. Um relatório intitulado “The Rise Of Digital Identity Wallets” publicado em janeiro pelo Mobey Forum, um grupo global sem fins lucrativos, explica que os bancos estão posicionados de forma única para fazer parte da estrutura de identidade digital do futuro, adicionando este serviço à sua já existente carteiras digitais.
Em janeiro, relatórios revelaram que o JPMorgan fazia parte de um grupo de bancos desenvolvendo uma carteira digital, ao lado de Wells Fargo, Bank of America e outras quatro instituições financeiras.