A Fundação Ethereum espera que o consumo de energia da blockchain do Ethereum caia com a transição para o sistema Proof of Stake (PoS).
Com a mudança a rede Ethereum deverá economizar mais de 99% da energia gasta com a atual prova de trabalho, ou Proof of Work (PoW).
Com isto a rede Ethereum deverá se tornar até 7.000 vezes mais eficiente e econômica em termos energéticos que a rede do Bitcoin.
As informações foram disponibilizadas em uma postagem no blog do Ethereum pelo desenvolvedor Carl Beekhuizen.
Com base nas estimativas de Beekhuizen, a rede que consumia a energia equivalente a de um país pequeno inteiro deverá consumir a energia equivalente a pouco mais de 2.000 casas.
A Fundação Ethereum esclareceu que apesar de haver uma drástica redução no consumo da rede, esta ainda terá um certo gasto de energia.
A diferença é que a partir do momento em que a rede migrar para o sistema PoS, os seus participantes não mais competirão energeticamente para descobrirem um bloco, o que acarretará na diminuição do consumo geral de energia da rede.
Desde que Elon Musk tratou de forma negativa sobre o consumo de energia gasto pela rede Bitcoin, diversas entidades do mundo cripto têm se pronunciado apresentando dados e fatores que desmistifiquem a problemática levantada pelo CEO da Tesla.
Jorge Siufi