A Vueling, uma das companhias aéreas espanholas de baixo custo que cresceu após o fim das restrições de viagens da Covid-19, está dando os primeiros passos para aceitar criptomoedas como pagamento por seus serviços. A empresa anunciou em 14 de janeiro que estava examinando o uso da tecnologia blockchain e NFT para permitir que os clientes adquirissem passagens aéreas com criptografia.
A Vueling, uma companhia aérea espanhola de baixo custo, anunciou que está explorando a funcionalidade da tecnologia blockchain e NFT (token não fungível) para aceitar criptomoeda como meio de pagamento por seus serviços. A empresa contou com a ajuda da Criptan, uma exchange de criptomoedas espanhola registrada, e pretende abrir essa opção de pagamento para usuários até o terceiro trimestre de 2023.
Para esta tarefa, a Vueling associou-se à Criptan, uma bolsa nacional já registada no Banco de Espanha, para atuar como empresa de pagamentos, processando e completando as encomendas dos clientes com recurso a criptomoedas.
A Vueling afirma que esse movimento a tornará a primeira companhia aérea de baixo custo a aceitar cripto como meio de pagamento na Europa. Sobre isso, Jesus Monzo, gerente de alianças e distribuição da Vueling, afirmou:
Este acordo nos coloca na vanguarda das novas tecnologias e inovação, reforçando ainda mais nosso compromisso com nossos clientes e oferecendo as melhores e mais avançadas ferramentas e soluções em nosso site.
Jorge Soriano, CEO da Criptan, afirmou que a empresa está convencida de que a introdução de pagamentos criptográficos pode melhorar a experiência do usuário, mostrando aos clientes o potencial que existe por trás da implementação de tais soluções.
Espera-se que a funcionalidade esteja disponível no site da companhia aérea até o terceiro trimestre de 2023 e usará a tecnologia UATP, a rede global de pagamentos para companhias aéreas, embora a empresa não tenha indicado quais criptomoedas serão aceitas.
Outras companhias aéreas já introduziram criptomoedas e até NFTs como parte de suas operações de varejo. Uma delas é a Flybondi, uma companhia aérea argentina, que anunciou que emitiria passagens aéreas como NFTs em setembro de 2022, permitindo que os usuários as vendessem em mercados secundários. Como parte dessa aliança, a empresa também aceitaria pagamentos em stablecoins como USDC, usando o Binance Pay como parceiro de processamento de pagamentos.
Mas mesmo antes disso, o governo venezuelano informou que aceitaria várias criptomoedas como pagamento de passagens aéreas em outubro de 2021, incluindo entre elas o token nacional, o petro.