O VTB Bank liderou o caminho entre as instituições financeiras na Rússia para desenvolver um protótipo de recurso que permite aos usuários de seu aplicativo bancário abrir contas e fazer transferências com a versão digital da moeda fiduciária nacional.
Alguns clientes poderão realizar transações de teste com orublo digitalem 2023, anunciou o serviço de imprensa do banco. Citado pela RBC Crypto, o vice-presidente do Conselho Executivo do VTB, Vadim Kulik, explicou:
Nesta fase, estamos testando a abertura de carteiras para pessoas jurídicas, já conseguimos registrar uma pessoa jurídica, configurar uma carteira para ela e gerar um código QR estático para pagar a compra.
Durante o Finopolis-2022, um fórum para tecnologias financeiras inovadoras, o banco também demonstrou um recurso para comprar ativos financeiros digitais, ou moedas e tokens com um emissor sob a lei russa atual, com rublos digitais. Ele também estará disponível para os clientes no próximo ano.
O banco também está se preparando para lançar uma função de troca que permitirá a conversão entre rublos digitais e dinheiro eletrônico regular até 2024.
O Banco da Rússia apresentou o conceito de sua moeda digital do banco central (CBDC) em outubro de 2020 e finalizou seu protótipo de plataforma em dezembro de 2021. A fase piloto do projeto foi iniciada em janeiro deste ano.
Em maio, a autoridade monetária anunciou que planeja começar a testar o rublo digital em transações reais entre clientes em abril de 2023. Em junho, em meio a sanções impostas sobre a invasão militar da Ucrânia pela Rússia, o regulador disse que estáacelerandoo cronograma do projeto. O objetivo é umlançamento completoem 2024.
Cerca de uma dúzia de bancos comerciais e outras instituições financeiras aderiram aos testes. Depois do dinheiro e do dinheiro bancário, o rublo digital será a terceira forma da moeda russa. Espera-se que tenha as propriedades de rublos em dinheiro e não monetários, a fim de facilitar os pagamentos on-line e off-line.