A corretora Binance lançou nesta quarta-feira (26) o Binance Oracle, o novo oráculo da rede BNB Chain que chega para facilitar a transmissão de dados externos para aplicativos construídos a partir dos contratos inteligentes da rede.
A equipe por trás da rede original da corretora explicou em um anúncio que o novo oráculo vai permitir que contratos dentro e fora da sua rede nativa enviem e recebam informações do mundo real, começando com o ecossistema BNB Chain.
Já são 1,4 mil aplicativos descentralizados construídos no ecossistema da Binance que poderão acessar fontes de dados existentes fora da cadeia e introduzir mecanismos mais avançados nos seus contratos.
Até o momento, no entanto, apenas dez projetos já estão integrados à rede do Binance Oracle, testando a nova tecnologia.
“Usar oráculos para aumentar drasticamente o conhecimento do contrato inteligente sobre o que está acontecendo fora do blockchain, permitindo que ele responda a eventos externos com ações específicas, será crucial”, disse em nota a diretora de investimentos da BNB Chain, Gwendolyn Regina.
“O Binance Oracle emergirá como um contribuinte significativo para a Web3, oferecendo uma rede de oráculo estável, confiável e eficiente com recursos abrangentes de precisão e acessibilidade”, acrescentou.
Segundo a Binance, seu novo oráculo alcança o “mais alto nível de confiabilidade” ao usar cinco componentes para transmitir dados para a blockchain, captando dados de preços de muitos exchanges centralizadas e preços agregados usando um algoritmo inteligente e a tecnologia TSS, que alimenta o índice de preços para o oráculo on-chain, bem como monitoramento de dados 24 horas por dia, 7 dias por semana e resposta rápida.
Oráculos são uma infraestrutura básica para as aplicações de finanças descentralizadas (DeFi).
Como descreve a Chainlink, a operadora de oráculos mais usada em todo o setor DeFi, “as redes descentralizadas de oráculos (DONs) permitem a criação de contratos inteligentes híbridos, onde o código on-chain e a infraestrutura off-chain são combinados para oferecer suporte a aplicativos descentralizados (dApps) que reagem a eventos do mundo real e interoperam com sistemas tradicionais”.
Embora costumem não ganhar muita atenção no dia a dia do usuário comum, os oráculos são uma parte importante do funcionamento dos projetos DeFi e, caso sejam encontrados problemas nessa parte, podem causar grandes problemas.
No final de agosto, por exemplo, um bug em uma atualização de oráculo do Compound Finance causou a reversão de transações dos usuários, forçando o projeto congelar por uma semana R$ 4 bilhões em criptomoedas para proteger os fundos e reverter o erro encontrado.
Saori Honorato