A tecnologia Blockchain está sendo aproveitada para mais e mais usos a cada dia que passa, incluindo segurança e aplicativos baseados em confiança. Desta vez, a Samsung, empresa coreana de eletrônicos e software de consumo, anunciou a implementação de um sistema de “blockchain privado” como forma de aumentar a segurança de seus dispositivos inteligentes.
Na recente Samsung Developer Conference, o sistema, chamado Knox Matrix, foi apresentado como uma reformulação da atual abordagem de segurança da Samsung. Embora a empresa fosse fina em detalhes e não especificou o funcionamento interno do sistema, explicou que interconectará os diferentes dispositivos inteligentes disponíveis em uma rede, para aumentar a segurança por meio de “monitoramento mútuo em várias camadas”.
Por exemplo, a Samsung afirma que usar um telefone conectado a outro dispositivo inteligente, como uma TV ou um AC inteligente, tornará esses dispositivos mais seguros de serem comprometidos por qualquer ameaça.
De acordo com a Samsung, sua solução Knox Matrix também simplificará as tarefas de login em toda a casa, porque o estado de login é distribuído automaticamente para dispositivos que precisam dele para ingressar na rede. No entanto, ao mesmo tempo, protegerá ostensivamente informações confidenciais de outros dispositivos na rede.
O anúncio também observa que “se seus dispositivos Samsung são baseados em Android, Tizen ou outro sistema operacional, o Samsung Knox Matrix poderá fornecer um SDK de segurança unificado [kit de desenvolvimento de software]”. A data de lançamento e as especificações deste sistema não foram fornecidas pela Samsung.
A Samsung tem estado ativa quando se trata de incluir segurança de hardware especialmente criada para ambientes baseados em blockchain e criptomoeda. Já em 2019, a empresa incluiu uma carteira em seu smartphone principal, o Samsung Galaxy S10, que apresentava proteção de chaves privadas baseada em hardware.
O sistema de segurança incluído na época, chamado Knox, é o precursor do sistema que a Samsung apresentou recentemente. A empresa também esteve muito presente na área de tokens não fungíveis (NFT), colaborando com seis empresas diferentes em agosto para estabelecer seu próprio ecossistema NFT com a marca Galaxy.