E só foi o Elon Musk falar e agir em detrimento quanto à energia gasta pela blockchain do Bitcoin (BTC) que a Cardano “deu seus pulos”.
A Fundação Cardano solicitou à Tesla que avaliasse a possibilidade de usar a sua criptomoeda, a ADA, uma vez que o Bitcoin foi a princípio rejeitado pela empresa.
A Tesla deixou claro que o motivo para parar de aceitar Bitcoin era a preocupação com o meio ambiente, problema que não é inerente às moedas de tecnologia proof of stake (PoS), como a da Cardano.
A função propriamente dita da ADA não é ser um meio de pagamento, mas nada a impede de ser utilizada para tal propósito.
Ademais, a Tesla também investe em criptoativos, e aí sim a criptomoeda ADA também seria uma boa opção.
Cabe ressaltar, por exemplo, que as empresas privadas estão buscando investir em criptoativos, e se o Bitcoin tem este julgamento pela Tesla, nada mais elementar a empresa também não fazer mais aportes de BTC em seu portfólio.
A MicroStrategy foi uma que aportou mais alguns milhões de dólares em BTC nesta queda recente do mercado.
Independentemente disto, a comunidade Cardano solicitou ou sugeriu à Tesla que passasse a utilizar o criptoativo ADA.
A Fundação Cardano chegou a publicar um documento que sugere que sua a ADA é ideal para a Tesla.
O CEO da IOHK, desenvolvedora da Cardano, Charles Hoskinson, postou em sua conta do Twitter um convite à ELon Musk, dono da Tesla: “Será que finalmente teremos a conversa sobre Cardano? Venha para minha fazenda em Longmont com Kimbal. Tem chá doce e minidonkeys?”
Embora Musk não tenha respondido ao comentário, os esforços de Cardano para solicitar a Tesla parecem ser bem-vindos, dado o anúncio da Tesla ontem de que suspendeu os pagamentos de Bitcoin.
Nesse anúncio, a Tesla afirmou que está “olhando para outras criptomoedas que usam menos de 1% da energia do Bitcoin por transação”. Resta saber se irá investigar Cardano como uma de suas opções ao lado de outras moedas.
A Cardano é uma empresa que segue padrões definidos pela ONU e que promove a redução dos impactos ambientais com a criação de sua criptomoeda.
A se pensar para a Tesla a pouca usabilidade comercial que a ADA possui hoje.
Exemplo este, onde a maior parte de seus tokens estão em staking em finanças descentralizadas.
Atualmente pouquíssimas plataformas de e-commerce, pontos comerciais e instituições financeiras utilizam o ADA.
Assim, a comunidade ADA está de certa forma polvorosa quando às especulações sobre o caso no momento.