O investidor cripto que jogou fora um HD contendo 7.500 bitcoins comprará dois cães-robôs para tentar achar o aparelho no lixão.
O especialista britânico em TI, James Howells, disse que vai continuar a sua saga em encontrar o risco rígido que jogou fora contendo milhares de bitcoins.
À época, em 2013, Howells jogou fora um disco rígido que continha uma carteira com 7.500 bitcoins.
O disco rígido estava em um computador antigo ao qual Howels minerou os bitcoins em 2009.
Howells já revirou o aterro sanitário, assim como contratou empresas para ajudar na busca.
Também solicitou repetidamente à administração da cidade de Newport que organizasse uma busca pelo disco rígido, e chegou a oferecer 25% do valor contido na carteira, mas não teve sucesso.
Agora, Howells encomendará à American Boston Dynamics dois cães-robôs de busca local no valor de US$ 75.000 cada para tentar encontrar o aparelho.
Inclusive o rapaz já deu nomes aos robôs, que se chamarão Satoshi e Hal, em homenagem ao criador do protocolo Bitcoin e ao criptógrafo que recebeu a primeira transação de bitcoin na história.
Howells ainda terá que convencer a prefeitura da cidade a deixar os robôs trabalharem no local.
Os robôs são equipados com câmeras e detector de metais.
Há a dúvida se o disco rígido ainda está viável, uma vez que com as constantes mudanças de umidade e temperatura tornam a degradação do material inevitável.
A gravação magnética provavelmente está danificada, embora ainda haja a possibilidade de restaurar informações sobre equipamentos especializados.
Até onde se sabe, o caso de Howells é o mais emblemático em perder bitcoins, pois não se tem conhecimento de outra perda em volume tão grande de criptomoedas.