Mike Novogratz acredita que o recente caos cripto — desde a queda da blockchain Terra e do token LUNA às recuperações judiciais da Celsius e Voyager aos deslizes do Three Arrows Capital — fez toda a indústria parecer “um bando de idiotas”.
Em entrevista à Bloomberg na terça-feira (19), o CEO da Galaxy Digital afirma que não quer dizer “eu avisei”, mas acredita que o colapso do LUNA foi “bem transparente” e “começou um ligação de eventos em cadeia” que resultaram à queda de outros participantes na indústria cripto.
É claro que a ironia é que a Galaxy Digital havia investido na blockchain Terra de Do Kwon em 2020. Novogratz até possui uma tatuagem de Luna e, anteriormente, chamava-se de “lunático” — um termo anteriormente usado para descrever fãs de LUNA, a criptomoeda nativa da agora extinta rede Terra.
Em uma carta escrita aos shareholders em maio, o CEO da Galaxy havia dito que sua tatuagem de LUNA “servirá como um lembrete constante de que o investimento de capital de risco exige humildade”.
Porém, agora parece que Novogratz acredita que grande parte dos investidores deveriam ter adivinhado.
“As pessoas sabiam, se tivessem prestado atenção, a aposta que estavam fazendo. A aposta acabou não funcionando e se desfez muito rapidamente”, disse Novogratz sobre o colapso do LUNA e UST”, acrescentando que “se existe uma lição aprendida foi que a indústria, muitos dos investidores de varejo tinham pouquíssimo conhecimento sobre gestão de risco”.
“Houve uma insana gestão de risco”, disse Novogratz, argumentando que muitas empresas agora conturbadas, como a credora cripto Celsius, fizeram sobrealavancagem e, como consequência, agora estão em recuperação judicial.
“Isso é ganância. Isso é ignorância”, disse ele sobre as estratégias das infames empresas de empréstimo cripto.
O executivo culpou o Three Arrows Capital — que deve US$ 3,5 bilhões a seus credores, de acordo com documentos do tribunal — por grande parte dos problemas da indústria.
“A situação do Three Arrows Capital — que veremos se foi legítima ou se houve fraude — realmente começou essa onda de prejuízos de crédito”, acrescentou. “Resultou em uma verdadeira crise de crédito.”
Ao seu ver, esses prejuízos causaram “enormes danos à confiança no setor [cripto], à infraestrutura do setor” e assustou investidores cripto. “É frustrante demais pois, às vezes, toda a indústria parece um bando de idiotas”, explicou.
Decrypt