A adoção do Bitcoin (BTC) pode ocorrer mais rapidamente do que a adoção de tecnologias disruptivas do passado, como automóveis e energia elétrica, com a aceitação global provavelmente atingindo 10% até 2030, de acordo com um novo relatório.
Em seu relatório de quarta-feira, a Blockware Intelligence disse que chegou a essa previsão examinando as curvas históricas de adoção de nove tecnologias disruptivas anteriores, incluindo automóveis, energia elétrica, smartphones, internet e mídias sociais, juntamente com a taxa de crescimento da adoção do Bitcoin desde 2009:
“Todas as tecnologias disruptivas seguem um padrão de curva S exponencial semelhante, mas [...] tecnologias baseadas em rede mais recentes continuam a ser adotadas muito mais rapidamente do que o mercado espera.”
Usando a média e a média ponderada das curvas históricas de adoção de tecnologia, bem como a taxa de crescimento da adoção do Bitcoin, o relatório conseguiu chegar à sua previsão.
Ele disse que, com base em uma métrica chamada Soma Cumulativa de Crescimento de Entidades Líquidas e a previsão do Bitcoin “CAGR de 60%, prevemos que a adoção global do Bitcoin ultrapassará 10% no ano de 2030”.
Blockware Intelligence é o braço de pesquisa da Blockware Solutions, uma empresa de infraestrutura de mineração e blockchain de Bitcoin, então você pode esperar que seja otimista na adoção.
A unidade de inteligência disse que espera que a adoção do Bitcoin atinja a saturação mais rapidamente do que muitas outras tecnologias disruptivas, dados incentivos monetários diretos para adotar, o atual macroambiente e porque o crescimento da adoção será acelerado pela internet.
“Do ponto de vista do consumidor, as tecnologias anteriores tinham incentivos relacionados à conveniência/eficiência para adotá-las: a adoção de automóveis permitia que você passasse pelo cavalo e a charrete, a adoção do telefone celular permitia que você fizesse chamadas sem estar preso a um telefone fixo”, o relatório explica:
“Com o Bitcoin, a adoção direta incentivada financeiramente cria uma teoria do jogo na qual a melhor resposta de todos é adotar o Bitcoin.”
O Bitcoin, assim como a internet, smartphones e mídias sociais, também traz benefícios quanto mais pessoas adotam a tecnologia, o que é conhecido como “efeito de rede”.
“Caso em questão, se você fosse o único usuário do Twitter, teria algum valor? Não iria. Mais usuários tornam essas tecnologias mais valiosas.”
No entanto, os autores do relatório Blockware enfatizaram que o modelo usado para prever a taxa de adoção era apenas conceitual nesta fase, acrescentando que não se destina a ser usado como aconselhamento de investimento nem uma ferramenta de negociação de curto prazo, e continuaria a ser ser refinado:
“A tendência geral é clara; há uma alta probabilidade de que a adoção global do Bitcoin cresça significativamente no futuro e, portanto, o preço também.”
O relatório e o modelo foram revisados por vários investidores e analistas de criptomoedas, incluindo executivos da Ark Invest, Arcane Assets, AMDAX Asset Management e M31 Capital.
A adoção de criptomoedas vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Em 2021, as taxas globais de propriedade de criptomoedas atingiram uma média de 3,9%, com mais de 300 milhões de usuários de criptomoedas em todo o mundo, de acordo com dados da TripleA, um gateway global de pagamento de criptomoedas.
A plataforma de dados Blockchain Chainalysis no ano passado revelou que a adoção global de Bitcoin e criptomoedas aumentou 881% de julho de 2020 a junho de 2021. Descobriu que o Vietnã tem a maior adoção de criptomoedas, liderando 154 países analisados, seguido pela Índia e Paquistão.
Em abril, uma pesquisa realizada pela exchange de criptomoedas Gemini descobriu que a adoção de criptomoedas disparou em 2021 em países como Índia, Brasil e Hong Kong, já que mais da metade dos entrevistados de seus 20 países entrevistados afirmaram que começaram a investir em criptomoedas em 2021.