A DeFi Safety, especializada em finanças descentralizadas, rebaixou o ecossistema de blockchain do protocolo Solana.
A empresa de análises, DeFi Safety, uma agência de classificação independente, criticou a blockchain da rede Solana por manipular incorretamente informações de nós de arquivo e exploradores de blocos mal projetados.
A agência citou a infraestrutura precária e o tempo de inatividade frequente da rede como alguns dos principais motivos.
A DeFi Safety tem mais de 240 avaliações de protocolos DeFi e 15 blockchains diferentes.
A agência diz que não audita o código, mas verifica a qualidade do processo e da documentação.
Ao avaliar o DeFi Safety, eles são guiados por cinco critérios: o número de nós e sua variedade, software de suporte, testes, segurança.
Em sua avaliação sobre a rede Solana, a agência expressou preocupação com a falta de detalhes sobre o arquivamento de nós na rede ou o processo de armazenamento de todos os dados do blockchain desde sua criação.
De acordo com a agência de classificação, a rede Solana não possui documentação clara sobre nós de arquivamento.
O explorador de blocos nativo de Solana, Solscan, também deixa muito a desejar, de acordo com o relatório.
O relatório indica que alguns validadores de Solana começaram a censurar transações, e que esta informação destoa das explicações dadas pela empresa para justificar o último bug.
A Solana Labs se pronunciou dizendo que o sistema é “impressionante em sua velocidade e beleza”, mas que há várias lacunas que podem ser corrigidas para melhorar o blockchain.
Jorge Siufi