A Tailândia descartou seu plano de impor um imposto retido na fonte de 15% sobre transações de criptomoedas depois de enfrentar resistência da indústria de criptomoedas. O Departamento de Receita da Tailândia também publicou um manual descrevendo as novas regras tributárias aplicáveis a criptomoedas e tokens digitais.
Autoridades fiscais disseram na segunda-feira que a receita da criptomoeda pode ser relatada como ganhos de capital, informou o Financial Times, acrescentando que as novas regras permitirão que os comerciantes compensem suas perdas anuais com os ganhos obtidos no mesmo ano.
A comunidade cripto saúda o anúncio de segunda-feira. Pete Peeradej Tanruangporn, CEO da exchange de criptomoedas Upbit e co-presidente da Associação Comercial de Operadores de Ativos Digitais da Tailândia, comentou: “O departamento de receita fez muito dever de casa e também procurou os operadores de criptomoedas para obter feedback”. Ele elaborou:
É muito mais amigável tanto para os investidores quanto para a indústria.
Na semana passada, o Banco da Tailândia, a Comissão Tailandesa de Valores Mobiliários e o Ministério das Finanças do país anunciaram planos para regular a criptomoeda como meio de pagamento.
Enquanto a Tailândia está tornando suas regras tributárias mais amigáveis aos investidores de criptomoedas, o governo da Índia acaba de propor taxar as transações de criptomoedas em 30%, a faixa tributária mais alta do país.