Uma pesquisa realizada pela Mastercard, gigante mundial dos cartões de crédito, revelou que quatro em cada dez pessoas (40%) pretendem usar criptomoedas para pagamentos no futuro.
A pesquisa intitulada “O apetite do consumidor por pagamentos digitais decola” foi publicada na terça-feira (4). Para o levantamento, a MasterCard entrevistou mais de 15,5 mil pessoas de 18 países diferentes, incluindo o Brasil.
De acordo com o estudo, os 40% que planejam usar criptomoedas refere-se a todas as idades pesquisadas, com entrevistados da América do Norte, América Latina, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico.
Conforme revelou o estudo, os millenials (21 a 39 anos) são os que mais estão abertos ao uso de criptoativos.
Afinal, 67% dos entrevistados nesta faixa etária disseram que estão propensos ao uso de moedas digitais.
“A pandemia nos fez pensar de maneira diferente, em parte por necessidade. Para oferecer a escolha e flexibilidade que os consumidores precisam – e cada vez mais esperam – varejistas em todo o mundo precisam oferecer uma gama de soluções de pagamento fáceis de acessar e sempre ativas”, disse Craig Vosburg, diretor de produto da MasterCard.
A empresa ressaltou também a importância de disponibilizar todas as opções de pagamentos tanto de forma física quanto digital. Segundo a empresa, esta é uma forma de fazer a economia digital funcionar para todos.
Por fim, a pesquisa revelou ainda que 93% dos entrevistados consideram usar métodos de pagamento emergentes. Entre estes métodos estão: criptomoedas, biometria, pagamento sem contato ou código QR.
Apesar do alto interesse dos consumidores em criptomoedas como o Bitcoin, a MasterCard destacou que é necessário trabalhar para garantir a escolha, proteção e conformidade regulatória do consumidor.
De qualquer forma, a MasterCard, assim como sua concorrente Visa, já vem investindo no setor.
Em fevereiro, a empresa anunciou que daria suporte a pagamentos com criptoativos para seu 1 bilhão de usuários. Ao todo, eles poderão usar criptomoedas em mais de 30 milhões de estabelecimentos.
Luciano Rodrigues