Em uma nova reviravolta na saga russa de regulamentação das criptomoedas, o Ministério das Finanças do país apresentou uma iniciativa que contrasta fortemente com a posição linha-dura do banco central.
O Banco Central da Rússia recentemente pediu a proibição das atividades de comércio e mineração de criptomoedas em todo o país. Citando volatilidade, impacto ambiental e uso em atividades ilegais, o banco central publicou um relatório pedindo aos reguladores que implementem uma proibição total e imponham sanções severas aos infratores.
No entanto, a proposta recebeu oposição do Ministério das Finanças russo. Alguns dias após o pedido de proibição do banco central, Ivan Chebeskov, funcionário do ministério, afirmou que o governo deveria regular as criptomoedas em vez de bani-las completamente. Chebeskov disse que as autoridades devem fornecer uma oportunidade para o desenvolvimento da indústria e que uma proibição completa pode resultar no atraso da Rússia na tecnologia.
O RBC informou que o ministério enviou uma carta a Dmitry Chernyshenko, vice-presidente do governo da Federação Russa, e apresentou oficialmente uma proposta regulatória ao governo. A proposta introduz uma nova estrutura para uso de criptomoedas no país que sugere que as operações de criptomoedas sejam feitas dentro da infraestrutura bancária tradicional, com mecanismos para identificar os dados pessoais dos traders.
De acordo com o ministério, a regulamentação das criptomoedas pode trazer vários benefícios, como aumento da receita tributária e aumento da capacidade da aplicação da lei de rastrear atividades criminosas.
O ministério cita estatísticas que mostram que cidadãos russos possuem criptomoedas que valem cerca de 2 trilhões de rublos russos, acrescentando que uma proibição total ou a falta de regulamentação acabará por prejudicar a indústria e criar um mercado negro.
O fundador do Telegram, Pavel Durov, também reagiu negativamente à proposta de proibição de criptomoedas. O executivo de tecnologia expressou que uma proibição pode não impedir “jogadores sem escrúpulos”, mas afetará projetos de blockchain compatíveis e legais. Ele acrescentou que uma proibição atrasará o desenvolvimento de tecnologias baseadas em blockchain.
Enquanto isso, o presidente russo Vladimir Putin destacou alguns benefícios para as criptomoedas em uma reunião com funcionários do governo. “Também temos algumas vantagens competitivas aqui, especialmente na chamada mineração”, disse Putin. O presidente pediu então ao governo e ao banco central que chegassem a um consenso sobre o assunto.