A Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (ASIC) emitiu uma nota pública para que os cidadãos do país não convertam as poupanças de pensão em criptoativos.
A ASIC fez um comunicado público aos cidadãos australianos para que estes parem de transformar suas pensões em criptoativos.
No ano passado a Austrália registrou um aumento considerável no número de transferências de pensões para o mercado criptgr´fico.
Também observou uma crescente publicidade em marketing em torno deste mercado.
A preocupação da Comissão é que o marketing das empresas é agressivo e não traz a real situação sobre os investimentos em criptoativos.
A publicidade das empresas de criptoativos não abordam os riscos com os criptoativos, apenas prometem rentabilidade exorbitante.
A Comissão também pontuou que as contribuições previdenciárias são um alvo muito atraente para os golpistas, e o desconhecimento por parte das pessoas, principalmente dos aposentados, pode favorecer este tipo de crime.
Assim, instruiu a população a “desconfiar de ligações telefônicas, mensagens de texto ou e-mails que recomendam que você transfira suas economias de aposentadoria para o mercado de criptomoedas.”
E também aconselhou os australianos a antes de darem um “passo arriscado”, buscarem se informar com um consultor financeiro licenciado.
A ASIC disse que não é contra os criptoativos, e que apenas se preocupa com a volatilidade do mercado criptográfico e com os golpes que estão crescendo no mercado.
Jorge Siufi