A quantidade de Bitcoin (BTC) em poder de empresas privadas aumentou significativamente durante 2021, com base nos aumentos em relação ao ano anterior.
Em um tweet, o analista da rede Willy Woo afirmou que as empresas públicas que detêm “BTC significativos ganharam participação de mercado de ETFs à vista como uma forma de acessar a exposição do BTC nos mercados de ações públicos”.
Isso tem sido mais perceptível desde a conferência “ Bitcoin for Corporations ” da MicroStrategy em 3 e 4 de fevereiro de 2021. O seminário online teve como objetivo explicar as considerações legais para empresas que buscam integrar Bitcoin em seus negócios e reservas.
A MicroStrategy de Michael Saylor é uma empresa líder em inteligência de negócios e é conhecida por ser particularmente otimista em relação ao BTC, possuindo quase $ 6 bilhões em ativos de cripto.
A empresa de Saylor comprou mais 1.914 BTC no valor de $ 94 milhões. A empresa obteve mais de US $ 2,1 bilhões em lucro desde a compra inicial do Bitcoin em agosto de 2020.
Woo consultou um gráfico de participações BTC dentro de fundos negociados em bolsa (ETF) e títulos do tesouro de empresas públicas disponíveis para propriedade pública por meio de mercados de ações, com base em dados de tesouraria corporativa crowdsourced.
Os ETFs à vista detêm BTC, ao contrário de futuros, em que as empresas compram a exposição por meio de contratos do mercado de futuros da Bolsa Mercantil de Chicago.
Os dados mostram que a empresa de gestão de ativos de moeda digital Grayscale ganhou a maior participação de mercado por um deslizamento de terra em 645.199 BTC até o final de 2021. Isso ocupou 71% do mercado mais amplo, pois as participações de todos os ETFs à vista e corporações juntas totalizaram 903.988 BTC de acordo com para o gráfico.
A MicroStrategy é o maior investidor corporativo, detendo 124.391 BTC avaliados em cerca de US $ 5,8 bilhões, de acordo com o Bitcoin Treasuries. O segundo colocado Tesla detém cerca de 43.200 BTC com valor aproximado de US $ 2 bilhões a preços atuais.
Em 2020, a quantidade de BTC detida por empresas públicas aumentou 400% em 12 meses, para US $ 3,6 bilhões.