Changpeng Zhao (CZ), o fundador da Binance, foi considerado o chinês mais rico do mundo, com um patrimônio líquido de cerca de US$ 90 bilhões, segundo a Forbes.
O jovem empresário encontrou lugar entre as pessoas mais ricas do mundo. Ele superou até mesmo os líderes de sites populares como Tiktok e Tencent, considerados os maiores conglomerados da China.
Embora a notícia seja bastante significativa para uma empresa fundada há apenas quatro anos, os dados da revista não são precisos.
Isso porque a avaliação do patrimônio do bilionário foi feita presumindo-se que ele possuísse cerca de 30% das ações da Binance. No entanto, um recente relatório confidencial de um insider chinês afirmou que CZ possui cerca de 90%.
Assim, se isso for verdadeiro, ele pode se tornar potencialmente a pessoa mais rica do mundo.
Um mês atrás, CZ divulgou seu portfólio, reconhecendo a posse de uma quantidade significativa de Bitcoin junto com o token nativo de Binance, a Binance Coin (BNB).
De acordo com um relatório da Associated Press, a principal fonte de riqueza de Changpeng Zhao se origina de seu portfólio de criptomoedas. Além disso, contribuem para seu capital suas participações em exchanges de criptoativos, além da Binance.
Embora a questão esteja longe de ser resolvida, há quem diga que o jovem CEO acredita na filantropia. Portanto, é inflexível quanto a doar uma parte significativa de seus ativos.
À medida que a narrativa ganha destaque, a ascensão meteórica de Binance ao domínio do mercado também está sendo notada.
Atualmente, a empresa tem cerca de 3.000 funcionários em todo o mundo. O volume diário de negociações da está em um pico de US$ 76 bilhões. Isso é maior do que o volume total de negociações de seus quatro maiores rivais combinados.
Nascido em 1977, CZ morou em Jiangsu na infância e mais tarde migrou para Vancouver, no Canadá. Atualmente, ele mora em Cingapura com sua família.
Luciano Rodrigues