Na quinta-feira (2), o consultor de investimentos registrado e a firma de fintech Defiance anunciou que lançou o primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) focado em token não-fungível (NFT) na Bolsa de Valores de Nova York Arca. O fundo está listado sob o símbolo NFTZ e tem uma taxa de administração de 0,65% ao ano.
O fundo não compra e mantém NFTs diretamente para armazenar em carteiras. Em vez disso, ele rastreia um índice de empresas que operam ou pretendem se aventurar no espaço NFT, bem como no Metaverso. O BITA NFT e o Blockchain Select Index, que o fundo pretende espelhar, é mantido pela empresa fintech alemã BITA.
Participações notáveis no fundo incluem Coinbase, Cloudflare, Plby Group [Playboy], Marathon Digital e Hut 8 Mining. Sua maior participação é o Silvergate Capital, com 6,74% de seus ativos líquidos. Sem o conhecimento da maioria dos investidores, o Silvergate é uma das maiores portas de entrada do mundo para transações de cripto para fiat entre exchanges de criptomoedas centralizadas e instituições financeiras. Somente durante o terceiro trimestre, o Silvergate ajudou a facilitar mais de US$ 162 bilhões em tais transações. O ETF NFTZ detém um total de 34 empresas em seu portfólio.
Sobre o anúncio, Sylvia Jablonski, cofundadora e diretora de investimentos da Defiance, disse:
A revolução NFT mudará fundamentalmente o modelo econômico para artistas, atletas, criadores e muitos outros setores que não podemos sequer conceber hoje. Os NFTs podem ser maiores do que a Internet.
Além do NFTZ, a empresa fintech também planeja lançar uma cesta de ETFs rastreando os mais recentes desenvolvimentos de tecnologia da informação e biotecnologia. Os destaques notáveis incluem seu 5G, psicodélicos, hidrogênio de próxima geração e ETFs de computação quântica.