Uma das maiores plataformas on line de dicionário e linguagem explicativa, o Collins, adicionou 3 novas palavras relacionados ao ecossistema criptográfico ao seu vocabulário.
O dicionário inglês Collins adicionou as palavras crypto (cripto em português), e metaverse (metaverso em português) em sua base de palavras.
Também adicionou a sigla NFT de Non Fungible Token (token não fungível em português).
Estas foram 3 das palavras mais procuradas no ano no dicionário.
A palavra que se tornou a “palavra do ano 2021” foi NFT, que surpreendeu os lexicógrafos do dicionário.
De acordo com um levantamento do Collins a busca pela NFT cresceu mais de 11.000% este ano superando as palavras relacionadas à pandemia.
O dicionário descreveu os NFTs como:
1 – Token não fungível; um certificado digital exclusivo, registrado em blockchain, que é usado para registrar a propriedade de um ativo, como uma obra de arte ou um colecionável.
2 – Um ativo cuja propriedade é registrada por meio de um token não fungível. Exemplo: “o artista vendeu o trabalho como um NFT.”
O dicionário descreveu a palavra “metaverso” como:
1- Uma versão proposta pela internet que incorpora ambientes virtuais tridimensionais.
2 – Um mundo virtual tridimencional.
3 – O universo retratado em uma determinada obra de ficção.
O dicionário Collins descreveu a palavra “cripto” de forma mais genérica, e assim a classificou como sendo uma palavra de formação de composição, que é adicionado a adjetivos e substantivos para formar outros adjetivos e substantivos que se referem a pessoas com crenças e princípios ocultos.
Ao pesquisar pela palavra cryptocurrency (criptomoeda em português) o dicionário traz a descrição de: um meio digital descentralizado de troca que é criado, regulamentado e trocado usando criptografia e (geralmente) software de código aberto, e normalmente usado para compras on line.
E especifica que muitas vezes a palavra leva a abreviatura cripto.
Jorge Siufi