Você já ouviu falar do Mecanismo de Solidariedade FIFA? Ele também é um exemplo de um ativo que pode ser tokenizado.
O token de Mecanismo de Solidariedade é uma ótima estratégia para um clube formador de jogadores e oferece uma oportunidade singular para os investidores.
Neste artigo, deixarei você por dentro de tudo o que precisa saber sobre esse tipo de token. Vamos lá?
O Mecanismo de Solidariedade FIFA foi uma estratégia desenvolvida para recompensar clubes que financiaram a formação de um jogador durante os primeiros anos de sua carreira.
Nesses casos, eles são chamados de “clube formador” e têm direito a receber uma parte do valor pelo qual é negociada a transferência de jogadores formados por eles.
Trata-se de um processo bem básico:
Assim, o clube que formou os atletas pode receber até 5% da quantia paga pela transferência de jogadores. O cálculo dessa porcentagem depende do tempo que o jogador esteve vinculado ao clube formador entre seus 14 e 23 anos.
Basicamente, é um token que representa uma fração dos direitos creditórios que participam do Mecanismo de Solidariedade, relacionados aos atletas que foram formados pelo clube.
Quando uma pessoa investe nesse tipo de token, ela recebe o direito de obter parte do valor que o clube formador receberá a cada nova transferência de jogador.
O token funciona da seguinte forma:
Falarei mais sobre o retorno a seguir.
Existem 3 pontos fundamentais para você prestar atenção em relação ao retorno de seu investimento:
Existem 3 motivos principais que fazem dos tokens de Mecanismo de Solidariedade uma oportunidade singular:
Esse é um dos tipos de token mais procurados por times de futebol, porque ele traz uma grande vantagem para clubes formadores: antecipação de capital.
Para os clubes de futebol é interessante oferecer parte do lucro que receberão por meio do mecanismo, porque obtêm um “adiantamento” de recursos. Esse adiantamento, inclusive, pode ser utilizado para fortalecer os jogadores de base e gerar mais lucro para os investidores no futuro.
Além disso, é uma forma de se aproximar dos torcedores e torná-los parte ainda mais importante da história do clube.
O investimento em tokens é seguro tecnologicamente, devido à blockchain, e juridicamente, devido aos Smart Contracts. Porém, como qualquer investimento, existem riscos.
Alguns dos principais riscos associados aos tokens de Mecanismo de Solidariedade são:
Daniel Coquieri é CEO da empresa de tokenização de ativos Liqi Digital Assets. Empreendedor do ramo da tecnologia, foi fundador da BitcoinTrade, uma das maiores corretoras de criptomoedas do Brasil.
Wagner Riggs