A gigante mundial no transporte de cargas marítimas, MSC, anunciou o lançamento oficial de um sistema em blockchain para agilizar o preenchimento e burocracia envolvendo o documento "bill of lading".
O bill of lading (BL) é um documento entregue à transportadora indicando tudo que há nos contêineres, por meio dele a MSC emite um código de rastreio no qual o cliente pode identificar onde está a sua carga.
No entanto todo este processo era manual, realizado por meio de papel e formulários físicos.
Porém, com a implantação da MSC o procedimento passa a ser totalmente digital na companhia que adotou uma solução própria em blockchain chamada Wave BL
A solução chamada eBL, segundo declarou a companhia, reflete o processo tradicional baseado em papel, e com o qual a indústria de transporte marítimo e de carga está acostumada, porém agora tudo passa a ser digital.
"Com o MSC eBL, não há mais papelada, custos de postagem, atrasos ou interrupções: você e seus parceiros de negócios podem simplesmente transferir o documento com um clique. Tudo isso, sem nenhuma alteração ou interrupção do funcionamento do dia-a-dia dos negócios.", disse a companhia.
Ainda segundo a empresa a solução em blockchain é´mais segura que a tradicional pois evita que o documento seja perdido, adulterado ou fraudado.
Além disso, o processo manual poderia levar até semanas para ser concluído, enquanto que a solução em DLT libera o documento digital em segundos.
"Em tempos de interrupções, como a pandemia global COVID-19, a solução sem papel também permite superar as restrições de fronteira, desafios com interrupções postais ou outras incertezas relacionadas à pandemia.", declarou.
Andre Simha, Global Chief Digital & Information Officer da transportadora marítima, justificou a adoção da solução em blockchain argumentando que esse é mais um passo da empresa para eliminar os processos em papel na indústria de transporte marítimo.
"Tradicionalmente, a indústria do Shipping sempre dependeu bastante da documentação física. E, entre estes, a BL é o mais importante documento de transporte no comércio internacional. Ainda que tenha havido tentativas de criar uma solução de eBL no passado, estamos agora em posição de lançar uma solução que pode desbravar o caminho para a adoção em massa da eBL, o que resultará em economias significativas para a indústria" argumentou Simha.
A solução já está disponível para clientes da companhia no Brasil.