Uma das utilidades da tecnologia blockchain é o rastreamento de produtos diversos.
Não apenas, até pessoas vacinadas contra o COVID-19 já foram rastreadas em aeroporto nos Estados Unidos.
Mas as linhas de produção em geral estão implementando cada vez mais esta tecnologia até para a própria segurança de seus clientes.
A empresa italiana Colnago, uma das principais fabricante de bicicletas esportivas do mundo, vai rastrear peças e bikes por meio de tecnologia blockchain.
A empresa divulgou que formalizou uma parceria com a plataforma de tecnologia blockchain MyLime.
Juntas vão implementar passaportes de produtos digitais na blockchain para combater o roubo e a falsificação de peças e bicicletas.
A partir de 2022 a empresa terá como rastrear todas as bicicletas produzidas, assim como também suas peças.
A tecnologia blockchain será utilizada para prover aos clientes prova de autenticidade e propriedade de suas bicicletas.
De acordo com o chefe de marketing da Colnago, a empresa vai “explorar os recursos de segurança que a blockchain fornece para dar aos nossos clientes confiança na autenticidade das bicicletas que compram. No próximo ano, anunciaremos outros negócios que aprimoramos com o blockchain”.
A MyLime é uma empresa flexível de tecnologia blockchain e produz etiquetas que geram uma espécie de passaporte digital em sua plataforma MyLime Automotive Blockchain.
O ciclista esloveno multicampeão de diversos “Tours” de ciclismo, Tadej Pogacar, vai utilizar o primeiro modelo de bike rastreada da Colnago no UCI Road Racing World Championship, na Bélgica, dia 26 de setembro.
Jorge Siufi