Estão abertas as inscrições para o curso ‘Como declarar Bitcoin e outros Criptoativos – nível básico’, oferecido pelo blog Declarando Bitcoin, criado pela contadora e especialista em criptomoedas Ana Paula Rabello. O curso é gratuito e vai ocorrer online às 19h30 do próximo dia 27.
A iniciativa visa ensinar por meio de uma linguagem simples e direta desde o pequeno investidor até contadores que buscam compreender melhor o universo das criptomoedas. Segundo nota enviada ao Portal do Bitcoin, Rabello promete durante as aulas dar dicas exclusivas aos participantes para que eles possam aplicá-las na hora de declarar o Imposto de Renda. Ela também vai explicar em quais casos é recomendada a busca de auxílio profissional.
“Atendi a um pedido que vinha sendo feito há bastante tempo por vários seguidores, colegas e investidores. Elaborei tudo de forma acessível, de fácil compreensão para todos os públicos. Sei que o tema da tributação já é complexo por si só, somado às especificidades da criptoeconomia pode ser tornar ainda mais difícil. Então, esse foi meu desafio. Traduzir e mostrar exemplos práticos de como eu faço”, diz no comunicado.
Ana Paula Rabello é a primeira contadora de criptoativos do Brasil. Autora do blog Declarando Bitcoin, escreveu também o primeiro livro brasileiro sobre o assunto.
O curso será dividido em quatro partes, sendo uma introdução e três módulos, o evento vai ocorrer na seguinte ordem: Panorama tributário do universo dos criptoativos e a necessidade de declarar o Imposto de Renda; A Receita Federal e os Criptoativos; O que traz o Perguntão 2021; Como declarar seus criptoativos no Imposto de Renda.
Por meio deles serão tratados assuntos dentro do tema, como a Instrução Normativa acerca das criptomoedas, IN 1888/2019, e também sobre a declaração de bens e direitos e de ganho de capital.
Sobre o Perguntão, será feita a leitura do documento, e no último módulo serão tratados os códigos aplicáveis, preenchimento correto da declaração, o que é isento e o que é tributável, e simulação, na prática , do preenchimento do Gcap, além de cálculos de Darfs em atraso.
O evento ainda vai contar com ‘Bônus’ e o ‘Super Bônus’: como reportar o imposto na IN 1888 no ECAC da Receita Federal.