Notícias / Número de usuários de criptomoedas dobra em 4 meses; DOGE e SHIB puxam crescimento
Publicado em 29/07/2021 às 16:45
As altcoins foram responsáveis por atrair novos investidores para o mercado cripto em maio
Uma nova pesquisa da corretora Crypto.com mostra que levou apenas quatro meses para dobrar de 100 milhões para 200 milhões o número de usuários no mercado de criptomoedas.
Até o final de junho, haviam 221 milhões de pessoas ativas investindo em ativos digitais ao redor do mundo. Para chegar a esse número, a empresa compilou informações fornecidas pelas 24 maiores exchanges da indústria, além de dados on-chain e outros parâmetros.
O estudo aponta que embora o bitcoin tenha sido o responsável por atrair os investidores ao setor nos dois primeiros meses do ano, foi a valorização das altcoins nos meses seguintes que causou um aumento maciço no número de usuários, subindo de 142 milhões no final de abril para 221 milhões em junho.
Quando o BTC desabou em maio após críticas de Elon Musk sobre o seu impacto ambiental da moeda e a repressão chinesa aos mineradores, a porta de entrada para os investidores do varejo no setor se tornou criptomoedas meme como Dogecoin (DOGE) e Shiba Inu (SHIB).
O crescimento de novos usuários foi muito mais rápido do que o visto no ano passado, quando levou nove meses para o número de investidores saltar de 63 milhões para 100 milhões.
“Instituições de peso como Tesla e Mastercard tomaram medidas para abraçar a criptomoeda em 2021. Em março, a Visa colaborou com a Crypto.com para liquidar pagamentos em criptomoeda. Além disso, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a adotar Bitcoin como moeda legal”, ressalta o estudo.
Em maio, o número de novos usuários saltou 43%, sendo que em março o crescimento não passou de 2%. Ao mesmo tempo, a dominância do bitcoin retrocedeu. Em janeiro, 67% de todos os usuários do setor eram detentores de BTC, porcentagem que caiu para 51% em junho.
Queda das moedas meme
As criptomoedas meme que dispararam em maio não demoraram muito para perder o fôlego. A Shiba Inu que no passado chegou a valorizar 40.000% em um mês, hoje está com um preço 84% inferior à máxima histórica.
A Dogecoin também está com uma cotação 72% abaixo do seu recorde de maio, sendo negociada a US$ 0,20 nesta quinta (29), segundo o CoinMarketCap. Apesar disso, aqueles que conseguiram comprar DOGE com antecedência no início do ano, ainda desfrutam de uma valorização anual de 3.490% da moeda meme.