A Rispar, fintech brasileira que oferece crédito em reais tendo Bitcoin (BTC) como garantia, anunciou o lançamento de um produto que garante o valor do Bitcoin mesmo que a criptomoeda, depois de colocada como garantia, sofra uma queda.
Segundo a empresa o produto é chamado de “Garantia Protegida" e nele mesmo que o bitcoin se desvalorize, não existirão chamadas de margem ou liquidações pela desvalorização.
O cliente pode optar por esta segurança por um valor adicional nos juros que variam de 0.1 a 0.4 p.p's adicionais por mês.
"O bitcoin vem se mostrando a melhor garantia para diferentes modalidades de crédito. O ativo é precificado em um mercado global e apresenta alta liquidez, o que representa uma grande vantagem para crédito com garantia. Ao mesmo tempo, com inovações de produto, é possível diminuir o risco da alta volatilidade", destacou a empresa em comunicado.
Leonardo Bianconi, CPO da Rispar explica que os produtos de crédito cripto existentes possuem mecanismos de gestão de riscos automatizados.
Assim, caso o bitcoin se desvalorize, ocorre uma chamada de margem para que o cliente realize um pagamento ou deposite mais garantia. Se o preço do ativo continuar a se desvalorizar, ocorre a venda a preço de mercado.
Desta forma, segundo ele, em momentos de instabilidade as liquidações podem acontecer em minutos após o início da baixa. Este risco afasta os investidores de longo prazo desta modalidade.
“Encontramos uma oportunidade de construir uma ponte sólida entre o mercado financeiro tradicional e mercado de criptoativos através do crédito. Apesar da notória evolução com as fintechs, o Brasil ainda possui lacunas importantes neste assunto, sendo um excelente espaço para inovações. O Garantia Protegida é o primeiro de uma série de produtos nunca vistos em crédito cripto no mundo que serão lançados pela Rispar nos próximos meses”, revelou.
Ainda segundo o executivo, a Rispar conta também com a taxa de juros mais baixa do mercado, tornando o empréstimo com Bitcoin como garantia, a modalidade mais vantajosa que as opções tradicionais. A partir de agora, os clientes contam com taxas a partir de 0,49% a.m — podendo chegar a, no máximo, 1,29% a.m.
Em poucos meses de operação, a Rispar conta com cerca de R$ 6 milhões em bitcoins sob custódia, além da impressionante marca de inadimplência zero. A meta é que, até o final de 2021, a base de usuários supere 10 mil e o valor em crédito ofertado já tenha dobrado.
Toda a operação da Rispar segue uma estrutura regulamentada pelo Banco Central e conta com parceiros de peso, como a BitGo, uma empresa norte-americana de confiança e segurança de ativos digitais, e a QR Capital, maior gestora de investimentos 100% alocada em Criptoativos da América Latina e responsável pelo lançamento do primeiro ETF 100% alocado em bitcoin da América Latina, o QBTC11.
“Estamos no mercado de crédito e cripto há alguns anos e criamos a Rispar para valorizar o HODLer e o bitcoin. Em caso de chamada de margem, o cliente tem 2 dias úteis para equilibrar a dívida. Na garantia protegida, isto deixa de ser uma preocupação. Os investidores de longo prazo podem ficar tranquilos ao utilizar o produto da Rispar, sem medo de perder suas reservas por conta de oscilações de curto prazo e liquidações instantâneas”, afirma Rafael Izidoro, CEO da Rispar.