Notícias / Emirados Árabes Unidos prester a experimentar e lançar uma moeda digital interna

Emirados Árabes Unidos prester a experimentar e lançar uma moeda digital interna

Publicado em 12/07/2021 às 17:39

Como parte da estratégia 2023-2026, o CBUAE pretende estar entre os dez maiores reguladores do mundo.

 

Os Emirados Árabes Unidos se tornam o último país a se juntar à corrida para experimentar uma moeda digital interna. De acordo com o plano de três anos para 2023-2026, que anuncia o lançamento de sua moeda digital, o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos, ou CBUAE, pretende figurar entre os 10 maiores bancos centrais do mundo.

A estratégia do CBUAE envolve sete objetivos para ajudar a impulsionar as ambições de transformação digital do país, principalmente com foco em serviços financeiros. O Gulf News informou que essa transformação será fortemente ditada pelas últimas iterações de inteligência artificial e soluções de big data.

Enquanto a estratégia de inovação dos Emirados Árabes Unidos visa simplificar os “sistemas de inspeção, monitoramento e seguro” por meio da tecnologia, o governo envolverá o uso do UAE Pass, um sistema de identidade digital para acompanhar os cidadãos, “para estimular a inclusão financeira e facilitar o acesso a serviços financeiros.”

Mantendo-se alinhado com sua meta de disrupção global de fintech e a iniciativa de Economia Verde da Vision 2021, o governo dos Emirados Árabes Unidos pretende desenvolver uma infraestrutura de nuvem segura para inovação consistente. O Gulf News também informou sobre o lançamento de uma pesquisa realizada pelo CBUAE chamada “Pesquisa sobre as expectativas e necessidades futuras dos parceiros”, que foi agendada para 15 de julho de 2021.

Embora vários países do Golfo tenham sinalizado anteriormente sua disposição para experimentar tecnologias digitais, os Emirados Árabes Unidos se tornam o primeiro regulador a anunciar seu interesse com um cronograma fixo.

 

Como criptomoedas continuam ganhando a confiança do público em geral, os governos estão mais atentos aos desenvolvimentos em torno do uso de blockchain e digitalização em seus sistemas financeiros existentes.

No início deste mês, o primeiro-ministro vietnamita Phạm Minh Chính compartilhou seu interesse em testar uma moeda digital "como parte de sua estratégia mais ampla de desenvolvimento de governo eletrônico". Ao contrário deste desenvolvimento, o governo vietnamita já havia proibido o uso de Bitcoin (BTC) para pagamento. No entanto, os cidadãos ainda têm permissão para investir de forma privada em BTC sem esperar qualquer escrutínio regulatório.

Com a presença do Bitcoin nas finanças mainstream ficando mais forte a cada dia, os governos em todo o mundo estão reavaliando o caso de uso do Bitcoin e sua implicação direta na mudança do poder político.

 

 

Fonte: https://cointelegraph.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet