Um dos maiores argumentos favoráveis ao Bitcoin (BTC) é a questão envolvendo sua descentralização. Contudo, o analista conhecido como Mr. Whale recentemente afirmou que o BTC não é descentralizado, bem como depende de países.
Conhecido por suas opiniões polêmicas, Mr. Whale fez publicações no Twitter sobre o assunto e falou que não vê um futuro no qual o Bitcoin dê certo. Contudo, ele ressalta que não está propagando ódio em torno da criptomoeda, apenas “relatando fatos”.
Descentralização, como o nome sugere, é caracterizada quando nenhuma figura única controla algo. No caso do Bitcoin, a rede é “comandada” por diferentes figuras, por isso a tecnologia é tratada como descentralizada.
Contudo, Mr. Whale discorda e argumenta sobre seu ponto. “A rede do Bitcoin foi reduzida em 55% desde que a China baniu sua mineração”, começa o analista.
Ele ainda exibe uma matéria na qual reguladores da União Europeia supostamente estão criando um conjunto de regras para prevenir a mineração de criptomoedas na região.
Mr. Whale então pergunta: “o que acontece se todo país do mundo banir ou regular o Bitcoin?”.
Em razão da série de ações da China contra as criptomoedas, o analista afirma que “não é verdade” que o Bitcoin é descentralizado e independente de países. Ele justifica:
“Para que a rede funcione e trabalhe de forma eficiente, ela precisa de mineradores. Com os incentivos sumindo e países começando a regular [as criptomoedas], a rede rapidamente começa a enfraquecer.”
Apesar das afirmações, Mr. Whale afirma que não está jogando ódio gratuito no Bitcoin. Segundo o analista, ele apenas está “compartilhando fatos que muitos se recusam a reconhecer”.
Além disso, ele deixa os comentários abertos e diz que deseja ouvir opiniões contrárias. Mr. Whale revela ainda que comprou Bitcoin em 2013 e apoiou a criptomoeda durante muitos anos.
Entretanto, ele afirma que não consegue mais ver um futuro no qual o Bitcoin dá certo.
Nos comentários, um seguidor de Mr. Whale comentou sobre a questão envolvendo moedas digitais de bancos centrais e as criptomoedas. Segundo o seguidor, as criptomoedas vencerão as moedas fiduciárias, momento em que o analista “voltará chorando”.
Mr. Whale então responde que a sociedade não optará pelo Bitcoin, tendo em vista sua volatilidade. “Os governos vão introduzir suas moedas centralizadas e todo mundo vai correndo adquirir. Sejamos realistas,” completou.
Por fim, em outro comentário, o analista concordou que as criptomoedas não desaparecerão. Todavia, “99% delas desaparecerão”.
Gino Matos