O site Bitcoin.org ficou fora do ar por cerca de duas na tarde desta segunda-feira (5) após sofrer um ataque DDoS. Como condição para que o ataque fosse interrompido, os invasores exigiam que os administradores do site pagassem um resgate em bitcoin.
Até o momento, não foi divulgado o valor exigido ou se o pagamento será feito. O ataque foi confirmado no Twitter por Cøbra, pseudônimo do principal administrador do site:
“Bitcoin.org sendo atingido por um ataque DDoS massivo e um pedido de resgate para enviar bitcoins ou eles continuarão. Não acho que eu fiquei tão ofendido assim há algum tempo. Escória ingrata”.
Neste ataque de negação de serviço, invasores sobrecarregam um site com milhares de acessos instantâneos como forma de derrubar a página do ar. Ainda não está claro que grupo está por trás do ataque e, até o momento, ainda não é possível acessar o bitcoin.org.
Essa não é a primeira vez que isso acontece. Em dezembro do ano passado, o site ficou fora do ar por algumas horas após sofrer o mesmo tipo de ataque DDoS. Não houve no caso informações sobre um resgate em bitcoin ter sido exigido, mas é pouco provável que em ambos os casos tenha havido pagamento.
Naquela ocasião, Cøbra disse ao CoinDesk que era russo o IP de onde partiu a ofensiva. No entanto, não era possível precisar a localização dos invasores uma vez que esses ataques geralmente usam máquinas espalhadas ao redor do mundo, infectadas com um tipo de malware que garante o acesso remoto aos hackers.
O bitcoin.org foi um site registrado pelo próprio Satoshi Nakamoto. Além de conter informações sobre a criptomoeda, o portal hospeda o código do bitcoin e o seu white paper.
Na semana passada, no entanto, a Suprema Corte do Reino Unido exigiu que administradores do bitcoin.org retirassem o documento do ar e pagassem uma multa de US$ 48,6 mil, conforme noticiou o Decrypt.
A censura ao site foi motivada pelo empresário Craig Wright que abriu um processo judicial alegando que o Bitcoin.org violava seus direitos autorais ao hospedar o white paper. Wright afirma ser ninguém menos que o próprio Satoshi Nakamoto, uma alegação rejeitada de forma unânime pela comunidade cripto.