Uma lista de alerta de cripto é a principal causa da proibição, de acordo com o chefe da Comunidade Blockchain do Irã.
O Ministério do Interior da República Islâmica do Irã bloqueou as atividades da Comunidade Blockchain do Irã (IBC, na sigla em inglês), mas a associação afirma que ainda não recebeu notificação direta.
A Organização de Assuntos Sociais do Ministério exigiu relatórios sobre o desempenho financeiro do IBC e as negociações com exchanges de criptomoedas por meio de um aviso publicado no jornal local Hamshahri Online na semana passada, de acordo com fontes locais.
No fim de semana, o ministério bloqueou as atividades da associação, mas o porta-voz do IBC, Sepehr Mohammadi, que também é o CEO de uma das duas exchanges de criptomoedas listadas como patrocinadoras do site da associação, disse que nenhum aviso verbal ou escrito foi dado aos membros do conselho.
Em uma carta aberta à Organização de Assuntos Sociais, o presidente do IBC observou que monitorar o desempenho dos participantes do ecossistema de blockchain é um direito da associação. Ele acrescentou que a emissão e publicação de listas de alerta a novos usuários para evitar armadilhas também é uma missão para o IBC.
Empresas iranianas de alto risco envolvidas em criptomoedas estavam na lista de alerta do IBC, então Mohammadi acredita que esta é a principal causa da proibição. “Interesses velados farão qualquer coisa para impedir os esforços do IBC. Conseguiram divulgar o edital antes que o IBA fosse informado ”, acrescentou.
De acordo com a mídia local, um membro do parlamento acusou organizações não governamentais domésticas relacionadas à criptomoedas de transferir moeda estrangeira para o exterior. Como uma das ONGs no espaço de cripto e blockchain, o IBC negou a alegação e disse que a associação está focada em promover a tecnologia de blockchain no país.
Após uma “proibição de verão” de mineração, o Irã está buscando uma regulamentação saudável para criptomoedas. O presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse que o país precisa legalizar as atividades de criptomoedas para preservar e proteger os interesses nacionais. Ele pediu um estudo conjunto entre as diferentes partes para estabelecer uma estrutura legal para criptomoedas.
ERHAN KAHRAMAN