Banco da França concluiu um piloto de moeda digital de banco central para transações de títulos em colaboração com o banco de criptomoedas suíço SEBA.
O banco central da França - Banque de France - continua seu trabalho no desenvolvimento de uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês) para o banco central europeu.
Nesta segunda-feira (21), o banco anunciou oficialmente a conclusão bem-sucedida de um experimento de CBDC com o SEBA, importante banco de criptomoedas com sede na Suíça.
Realizado em colaboração com o SEBA, o Banque Internationale à Luxembourg e o Depositário Central de Valores Mobiliários de Luxemburgo (LuxCSD), a experiência utilizou uma CBDC para simular a liquidação e entrega de valores mobiliários cotados no TARGET2-Securities (T25), um motor de liquidação de valores mobiliários europeu.
O SEBA comprou títulos do Banque Internationale à Luxembourg, com liquidação pós-negociação gerida pelo LuxCSD.
Nathalie Aufauvre, diretora geral de estabilidade financeira e operações do Banque de France, disse que o último teste de CBDC demonstrou as possibilidades de interação entre sistemas financeiros convencionais e sistemas distribuídos. “Isso também abre caminho para outras alianças, a fim de se beneficiar das oportunidades oferecidas por ativos financeiros em um ambiente de blockchain”, disse Aufauvre.
O banco observou que o novo teste de CBDC é parte de um programa de CBDC experimental lançado em março de 2020, que visa testar a integração de CBDC para liquidações. Os outros experimentos do programa continuarão até meados de 2021, equanto o Banque de France, além de outros bancos centrais da Europa, testa a viabilidade das CBDCs.
HELEN PARTZ