Bitcoin (BTC) caiu para as mínimos de US$ 33.750 em 20 de junho, já que os temores sobre os fracos níveis de suporte provaram ser bem fundamentados.
Dados do Cointelegraph Markets Pro e do TradingView mostraram o par BTC / USD caindo rapidamente abaixo de $ 34.000 no domingo, após um comportamento instável no início do fim de semana.
Uma queda da resistência em perto de $ 40.000 continuou a se desenrolar, com baixos volumes destacando pouco interesse em proteger a ação de preço muito acima de $ 30.000.
Os dados da carteira de pedidos da Binance confirmaram isso no dia, com os vendedores erradicando uma grande barreira de compras acima de $ 36.500 para deixar o próximo nível de suporte significativo em apenas $ 31.000.
Entre os comerciantes, a conversa girou principalmente em torno da chamada "cruz da morte" no gráfico diário e horário BTC / USD, que ocorreu na sexta-feira. Refere-se ao cruzamento da média móvel de 50 dias sobre a média móvel de 200 dias e é tradicionalmente considerado um mau presságio para a estabilidade de preços.
Historicamente, nem todos os cruzamentos mortais resultaram em perdas - como publicou o Cointelegraph, alguns são seguidos por fases de alta.
"Uma cruz da morte é superestimada", resumiu o popular trader Crypto Ed no início da semana.
"A única coisa que isso está lhe dizendo é que você está muito atrasado ao abrir os shorts. A maioria dos movimentos de descida já acontecem antes da cruz."
Em um outro comentário, Adam Back, CEO da Blockstream, da mesma forma questionou os usuários do Twitter sobre a distorção negativa dada aos eventos de morte cruzada.
No momento em que este artigo foi escrito, no entanto, o Bitcoin caiu 5% no dia, enquanto as perdas em 3 dias totalizaram mais de 14%.
As liquidações estavam se acumulando nas bolsas, com quase US $ 150 milhões em posições perdidas em apenas uma hora após uma queda repentina de cerca de US $ 800.
Outra teoria sobre a direção dos preços envolvia uma fase de "desbloqueio" iminente na gigante institucional Grayscale.
Como a Cointelegraph observou anteriormente, as próximas semanas verão uma grande quantidade de fundos de investidores liberados após um período de restrição de 6 meses, com o potencial de pressão de venda para, portanto, aumentar à medida que investidores credenciados procuram compensar algumas de suas perdas ações do GBTC) com a venda do BTC no mercado à vista.
"Entre meados de abril de 2021 até hoje, houve 139,5 mil BTC (GBTC) em desbloqueios", explicou o analista da Decentrader, Tonald Dusk.
"Prevejo que o preço cairá novamente em meados de julho, pois ainda há mais 140 mil GBTC a serem desbloqueados."
Depois disso, em contraste, deve haver uma redução na atividade potencial do lado do vendedor após o verão - pelo menos a partir do GBTC - se esses desbloqueios de fato pressionaram os preços para baixo desde os máximos históricos de meados de abril.
Enquanto isso, uma olhada nos fundamentos da rede deu motivos adicionais para preocupação. A taxa de hash, já em fluxo graças a mudanças na distribuição do minerador, caiu abaixo de 100 exahashes por segundo (EH / s), tendo anteriormente atingido um pico de 168 EH / s.
Outras estimativas, embora não exatas, também representaram a tendência de queda da taxa de hash
A dificuldade, recente de dois ajustes consecutivos para baixo, estava no caminho para uma terceira etapa de queda de cerca de 9,7% na próxima em cerca de nove dias.
A última vez que o Bitcoin viu três ajustes de dificuldade para baixo consecutivos foi durante a fase de capitulação do mercado em baixa anterior no final de 2018.
WILLIAM SUBERG