Os comentários de Bullard foram ainda mais violentos do que os comentários de quarta-feira do presidente do Fed, Jerome Powell, que indicou que os aumentos das taxas aconteceriam em 2023. Os comentários de Powell desencadearam uma onda de vendas nos mercados financeiros à medida que o dólar americano ganhava força.
A liquidação uniforme em uma variedade de ativos, incluindo ações, ouro e criptomoedas, corroeu ainda mais a narrativa de que o Bitcoin é um ativo não correlacionado, pois os dados mostram que a correlação do BTC com ouro e ações continuou a aumentar ao longo de 2021.
O fechamento de sexta-feira nos mercados tradicionais marcou uma das piores semanas para o Dow desde outubro, depois que o índice teve cinco sessões consecutivas de perdas para uma queda total de 3% esta semana.
O S&P 500 e o NASDAQ também foram duramente atingidos na sexta-feira, fechando o dia com queda de 1,31% e 0,92%, respectivamente, enquanto a nota do tesouro de 10 anos caiu 4,04% em resposta ao fortalecimento do dólar.
Quanto à causa por trás da recente postura hawkish do Fed, Bullard apontou para um nível de inflação mais alto do que o esperado com a reabertura da economia após os bloqueios da Covid-19.
Bullard disse:
“Esperamos um bom ano, uma boa reabertura. Mas este é um ano maior do que esperávamos, mais inflação do que esperávamos. Acho que é natural que estejamos um pouco mais agressivos aqui para conter as pressões inflacionárias. ”
Bullard sugeriu que, no futuro, a inflação está "rodando em 3% este ano e 2,5% em 2022, antes de cair de volta para a meta de 2% do Fed".
Altcoins viu seus preços caírem junto com o Bitcoin na sexta-feira, com os traders mais uma vez fugindo para a segurança dos stablecoins, com a volatilidade do mercado aumentando.
O Ether (ETH) viu seu preço cair mais de 13% para chegar a um mínimo de $ 2.137 e Amp (AMP) caiu 33% de seu máximo histórico de $ 0,1211 que foi estabelecido em 16 de junho.
Das 200 moedas principais, as duas melhores performances do dia foram ZKSwap (ZKS) com um ganho de Gnose de 14% (GNO) que subiu 7,4%.
A capitalização geral do mercado de criptomoedas agora é de US $ 1,486 trilhão e a taxa de dominância do Bitcoin é de 44,8%.