O Tether (USDT) já foi lançado na Hermez Network, uma solução de escalabilidade Ethereum baseada no conceito zk-rollup. Os rollups fornecem uma maneira de agrupar ou “acumular” transações para aliviar a carga na rede Ethereum.
A chave para os rollups é o conceito de disponibilidade de dados, o que significa que os dados de estado do rollup estão sempre totalmente disponíveis na cadeia. Na prática, isso significa que a rede Ethereum conhece os saldos de token de todas as contas de usuário no rollup Hermez após cada transação, e esse conhecimento pode ser usado para retirar fundos rapidamente e distribuí-los a seus novos proprietários em caso de mau funcionamento.
Zk-rollups podem ser considerados como “blockchains” separados que são totalmente dependentes da rede de primeira camada para segurança. Por meio do uso de zk-SNARKs, o rollup Hermez publica provas regulares para a rede Ethereum que verificam sua correção. Devido à propriedade sucinta dos SNARKs, os dados subjacentes podem ser quase arbitrariamente grandes, enquanto a prova permanecerá de tamanho constante. Isso o torna perfeito para aplicativos de escalabilidade, já que a rede Ethereum é capaz de provar de forma conclusiva que a rede está funcionando como planejado com apenas uma fração dos dados que o próprio rollup processou.
Ao lançar o USDT no Hermez, o Tether espera aliviar a pressão sobre as taxas do gás Ethereum, onde o contrato do Tether está consistentemente entre os maiores usuários de gás. Como as taxas para transferências de token permanecem consistentemente acima de US$ 10 no Ethereum - com as exchanges aumentando suas taxas de retirada em resposta - o mercado diversificou significativamente o uso do Tether.
Tether na Tron network alcançou paridade com Ethereum em termos de valor transferido - uma conquista significativa para Tron e uma fonte de preocupação para os apoiadores Ethereum. Indiscutivelmente, o fator contribuinte mais significativo para a ascensão da Tron é o suporte de uma série de exchanges, como Binance, Huobi, OKEx e muitas outras que são tradicionalmente associadas a traders na Ásia e por asiáticos. O que quer que os usuários possam pensar da Tron, poucos podem argumentar contra suas taxas baixas e aceitação significativa.
Hermez fornece uma alternativa nativa Ethereum para Tron, embora acrescente ao plasma da OMG Network , que, até agora, parece não ter conseguido ganhar tração significativa. Atualmente, o Hermez pode ser acessado usando a MetaMask, vinculando-se à carteira Ethereum do usuário. A transação na rede requer a realização de uma transação de depósito na cadeia principal Ethereum, após a qual os fundos ficam disponíveis no rollup. No entanto, sem um número significativo de destinos possíveis para os fundos, a Hermez corre o risco de ser sufocada pela competição de outras cadeias laterais e redes de primeira camada.
A equipe da Hermez está plenamente ciente dessa situação e está trabalhando para se integrar com o maior número possível de exchanges, mas resta saber se seus esforços serão bem-sucedidos.