Muitos usuários da Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, foram surpreendidos recentemente ao constatarem que em suas contas havia sido creditado, de graça, uma criptomoeda chamada Automata (ATA).
Ao ser creditado de graça muitos usuários a se questionarem o que é a ATA? O que ela faz? e porque está sendo dada de graça na Binance?
A ATA é um protocolo de serviço descentralizado que foi anunciado em março deste ano graças a um investimento de US$ 1 milhão. A rodada de financiamento inicial foi co-liderada por vários investidores de blockchain e protocolos descentralizados, incluindo Genesis Block Ventures, IOSG Ventures e Sam Bankman-Fried's Alameda Research.
A proposta da Automata é fornecer o que chama de serviços "semelhantes a middleware" para aplicativos descentralizados (dapps), ajudando-os a manter a privacidade e, ao mesmo tempo, permitindo integração sem atrito em plataformas como Ethereum e Polkadot.
Um middleware é um software que fica entre um sistema operacional e os aplicativos executados nele, funcionando essencialmente como camada de tradução oculta, o middleware permite a comunicação e o gerenciamento de dados para aplicativos distribuídos.
Às vezes é chamado de encanamento, pois conecta dois aplicativos juntos para que os dados e bancos de dados possam ser facilmente passados entre o sistema que conecta as partes como se fosse uma ponte.
O uso de middleware permite, por exemplo, que os usuários executem solicitações como o envio de formulários em um navegador da web ou permitindo que o servidor da web retorne páginas da web dinâmicas com base no perfil de um usuário.
No caso da ATA o protocolo utiliza um esquema criptográfico denominado "RAM oblivious" para ocultar padrões de acesso a dados, enquanto seu retransmissor de privacidade oferece funcionalidades como fonte de dados à prova de falsificação e votação anônima.
Assim a proposta é atuar como uma ponte para aplicações em diferentes blockchains como Ethereum, Binance Smart Chain, Celer, entre outros.
Entre as soluções da ATA está a Witness, que é uma solução de governança voltada para privacidade.
Nela, por exemplo, o usuário envia a proposta para a área de trabalho do projeto Witness e convida a comunidade para votar. Os votos são enviados aos retransmissores de privacidade.
A granularidade dos resultados depende do nível de privacidade selecionado - pode variar de totalmente público ou privado (onde a identidade do eleitor e o número de votos são ocultados)
Assim, se esta for uma proposta executável em cadeia, o resultado é enviado ao Contrato do receptor (em cadeia). Como medida de precaução contra propostas maliciosas, um bloqueio de tempo é aplicado e a proposta pode ser vetada por assinantes multi-signature antes que o bloqueio de tempo expire.
Se a proposta não for vetada, ela será executada.
"Em meio às expectativas cada vez maiores em torno da privacidade, a Witness está na próxima onda de inovação que permite que aqueles que trabalham na descentralização construam um nível acima a partir daí", disse Norelle Ng, Cofundador da Clover Finance.
A ATA é o 20º projeto lançado oficialmente no Binance Launchpool e já esta liberado para negociação nos pares ATA/BTC, ATA/BNB, ATA/BUSD e ATA/USDT.
CASSIO GUSSON