O artista Francisco Lisboa, conhecido como “Tico Garrincha”, repercutiu nas redes sociais e foi relacionado com o Bitcoin. O motivo foi um busto criado pelo homem em homenagem a Dorian Nakamoto.
A obra foi encomendada por Rafael Felício, negociante P2P de criptomoedas. Tico, que mora em Natal, elaborou uma peça bastante detalhada, baseada no famoso meme.
Em 2014, Dorian ficou famoso em razão de um artigo da Newsweek, que apontava ele como o verdadeiro Satoshi Nakamoto. O homem sempre negou ser o criador do Bitcoin (BTC), porém, seu rosto virou meme e hoje é cultuado pelos entusiastas do BTC.
O CriptoFácil conversou com Tico sobre a repercussão do trabalho e também das demais artes criadas por ele.
O contato de Tico com Satoshi começou com uma publicação inocente. Tico divulgou seu trabalho através do comentário em uma publicação do São Paulo Futebol Clube. Nela, o artista pedia para que as pessoas entrassem no seu Instagram para ver seu trabalho.
Isso chamou a atenção de Felício, torcedor do tricolor paulista. Ele entrou em contato com Tico e encomendou a obra.
“Eu vi o comentário dele e, curioso, fui ver as artes. Aí vi o talento dele e logo entrei em contato pra fazer o busto do Dorian Nakamoto”, explicou Felício.
Na visão do artista, o rosto de Satoshi tem uma importante qualidade. E isso fez com que ele classificasse a obra como excelente antes mesmo de estar pronta.
“Quanto mais expressivo e caricato o rosto, melhor. E o rosto do japonezinho (Dorian) é bastante expressivo e caricato. Eu gosto muito de fazer rostos como o do Papa, Bob Marley, Ragnar (da série Vikings). E a expressão do Satoshi é a melhor de todas”, disse Tico.
Curiosamente, Tico já tinha ouvido falar sobre o BTC, mas não conhecia a história de Satoshi como criador da criptomoeda. O busto foi seu primeiro contato direto com o universo das criptomoedas.
Tico é nordestino, natural de São Miguel, localizada no extremo oeste do Rio Grande do Norte. Ele reside em Natal atualmente, onde trabalha como pedreiro e também com suas artes.
Ele ganha a vida como pedreiro, mas acabou com poucos trabalhos este ano. A alternativa foi viver de sua arte. E o jeito simples e humilde do artista pode ser visto em seus traços.
A negociante P2P de criptomoedas, Isnaylha Lima, também adquiriu uma das obras de Tico. Ela elogiou os traços e talento do artista.
“Os traços simplórios encontrados na arte de Tico perpetuam a personalidade do artista. Ele é um artesão nato e aficionado em criar: seja em seu artesanato (de esculturas à pinturas) ou até mesmo em seu trabalho como pedreiro. Fiquei muito feliz em poder adquirir uma obra sua e desejo que ele tenha sucesso em sua jornada”, afirmou.
O perfil dele no Instagram traz um portfólio completo de suas obras. E tudo saiu da mente – e das mãos – de um autodidata.
“Desde criança eu vejo uma coisa e aprendo sozinho. Trabalho com pintura, biscuit, argila e outras coisas. As vezes minha mulher briga comigo e me pede para eu fazer só uma coisa. Mas se eu gosto de fazer muitas coisas, para que ficar apenas em uma?”, afirmou.
E o artista potiguar não pretende parar no busto. Ele também revelou que fará um quadro com o rosto de Dorian Nakamoto. Estas são as imagens que utilizará como modelos para a obra, que utilizará o estilo sombra e luz.
A principal vitrine de Tico é o Instagram. São mais de 400 publicações, nas quais ele divulga todo tipo de arte. A rede social também é utilizada para a negociação com os clientes.
O pedreiro faz a simulação do custo da obra, acrescido o valor do frete. Todo o processo de envio da obra é documentado por Tico, que envia fotos para comprovar o processo até o envio pelos Correios.
Seu perfil conta com 8.800 seguidores. Até o momento, a foto com o busto de Dorian Nakamoto recebeu diversos elogios, gerando até mesmo mais pedidos ao artista.
Para produzir um busto como o de Dorian, Tico leva em média um dia de produção. O resultado, garante ele, é extremamente satisfatório. Para ele, arte é diversão, especialmente na homenagem a um dos memes mais importantes do século XXI.
Luciano Rocha