O boom do interesse por NFTs ao redor do mundo ocorreu em 2021. O primeiro NFT vendido no Binance NFT Marketplace foi uma obra digital do renomado artista Trevor Jones chamada “Genesis”.
Ela foi lançada no início da plataforma Binance NFT em 24 de junho de 2021. A capa apresenta o logotipo da Binance e foi criada para comemorar o lançamento da plataforma.
A obra de arte foi vendida por 96,5 BNB, no momento da venda, o valor era equivalente a aproximadamente US$ 47.000. Desde então, esse mercado se expandiu significativamente. E desde o lançamento do Binance NFT Marketplace, mais de 3,9 milhões de NFTs foram vendidos.
“Os NFTs podem ser muito mais que colecionáveis digitais e conceder benefícios no mundo real. No setor do entretenimento e esportes, por exemplo, os NFTs podem revolucionar a venda de tickets para eventos, evitando que eles sejam roubados, clonados e ainda oferecendo mecanismos que definem um valor máximo de revenda, evitando preços exorbitantes“, comenta Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil, em nota encaminhada ao Livecoins.
Desde 2020, os NFTs ganharam popularidade significativa devido à crescente adoção e interesse de vários setores, incluindo arte, jogos, esportes e entretenimento. Artistas, celebridades e marcas entraram no espaço, contribuindo para sua expansão.
2023 é um ano bastante desafiador para estes tokens: as vendas atingiram um pico no início do ano, seguido por um declínio geral na atividade nos últimos meses. A tendência de baixa, juntamente com a diminuição do interesse dos participantes do mercado, criou ventos contrários para o mercado de NFT.
“Mercado de NFT ainda é novo”, confirma Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance Brasil
Segundo o relatório divulgado pela Binance, os NFTs registraram US$ 5,3 bilhões em volume de vendas no primeiro semestre de 2023, representando uma queda de 75,9% em relação ao ano anterior, mas um aumento de 32,9% quando comparado ao segundo semestre de 2022.
A queda acentuada em relação ao ano anterior não é surpreendente ao considerar a mudança no sentimento do mercado em relação a um ano atrás.
Há alguns sinais de estabilização ao comparar as vendas de NFT no primeiro semestre de 2023 com o segundo semestre de 2022.
Para Nazar, “o mercado de NFT ainda é relativamente novo e a tecnologia tem potencial para mais crescimento e inovação. À medida que o setor evolui, é provável que surjam novos casos de uso, plataformas e estruturas regulatórias, moldando o cenário futuro do NFT“.
Claro que todos os entusiastas e interessados precisam estar a par das últimas tendências, desenvolvimentos e riscos para navegar com sucesso nesse ecossistema em rápida evolução, acrescenta Nazar.
A Binance Research, braço de pesquisa da instituição, produz estudos e relatórios de pesquisa sobre o assunto, que são distribuídos gratuitamente.
O que vem pela frente? Executivo da Binance confirma planos da corretora no setor de jogos
“Falando sobre os planos, vou destacar os pontos principais. A Binance se concentrará na parceria com empresas de jogos, entretenimento e esportes para lançar colaborações NFT dedicadas, aproveitando o amplo interesse nesses setores. A NFT tem um valor ainda mais interessante porque une paixões pela tecnologia, artes e esportes, melhora a experiência destes fãs e ainda dá acesso a itens colecionáveis que seriam inalcançáveis de outra forma“, afirma o executivo.
Exemplo disso, é o investimento da exchange no Brasil, um mercado muito relevante para a Binance, que juntamente com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a maior entidade do futebol no Brasil, uniram-se para lançar o primeiro NFT da história do Brasileirão Assaí.
Essa iniciativa oferece aos torcedores acesso à tecnologia que aprimora a experiência e concede vantagens exclusivas aos fãs detentores do token.
Além disso, a Binance firmou parceria com The Weeknd para criar a primeira turnê musical impulsionada pela Web3 em prol da filantropia. Os fãs do artista poderão participar de jogos, experiências no metaverso e resgatar NFTs que oferecem a oportunidade de ganhar prêmios exclusivos, como itens autografados.
Um percentual das vendas dos NFTs será destinado ao Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas. Os shows acontecerão em São Paulo e no Rio de Janeiro em outubro, e darão ao público a oportunidade de experimentar o espetáculo no metaverso.