Após um 2022 extremamente turbulento, os mercados de criptomoedas tiveram uma recuperação notável em 2023. Em meio a esse ressurgimento, várias criptomoedas chamaram a atenção dos investidores por apresentar retornos consistentemente impressionantes este ano.
À medida que o rali ganha força, alguns desses ativos digitais específicos estão abrindo caminho para um otimismo renovado no espaço de criptoativos, oferecendo oportunidades potencialmente lucrativas para aqueles que desejam arriscar.
Embora as criptomoedas mais conhecidas estejam no território verde em 2023, o ativo que entregou os melhores retornos mensais aos investidores este ano não é outro senão o Bitcoin Cash (BCH ) .
Essa criptomoeda, que surgiu como resultado de um hard fork do Bitcoin (BTC), aumentou 133% no acumulado do ano. Especificamente, o BCH teve um forte início de ano, subindo 35% em janeiro.
Depois disso, a criptomoeda embarcou em uma corrida de baixa , perdendo 15% de seu valor de fevereiro a maio, antes de disparar 99% em junho.
Além da recuperação mais ampla do mercado, um dos fatores que contribuíram para sua recuperação é o lançamento de uma nova bolsa de ativos digitais EDX Markets , que inicialmente listou apenas 4 criptomoedas, incluindo BCH. A bolsa é apoiada por vários investidores institucionais renomados, incluindo Citadel Securities, Fidelity Investments e Charles Schwab .
O que pode ser uma surpresa para alguns, a segunda e a terceira criptomoedas com melhor desempenho em 2023 são Lido DAO ( LDO ) e The Graph ( GRT ), com alta de 95% e 85% no acumulado do ano, respectivamente.
É importante notar que a maioria de seus retornos ocorreu no início do ano. Por exemplo, a LDO subiu 165% em janeiro e fevereiro, antes de retornar à trajetória de queda nos meses seguintes. Da mesma forma, o GRT apresentou os melhores retornos nos dois primeiros meses do ano, ganhando 57% em janeiro e 77% em fevereiro.
Outros ativos que tiveram aumentos de preços mensais impressionantes este ano incluem Bitcoin, Solana ( SOL ), Ethereum ( ETH ), Stellar ( XLM ) e XRP ( XRP ).
O Bitcoin subiu 82% desde o início do ano, impulsionando a recuperação mais ampla do mercado. A criptomoeda ganhou 11% em junho em meio a esperanças de crescente adoção institucional.
SOL, XTH, XLM e XRP subiram 61%, 53%, 42% e 37% no acumulado do ano, respectivamente. Hedera (HBAR) e Tron (TRX) também estão entre os 10 principais ativos com os melhores retornos mensais em 2023, subindo 36% e 31%, respectivamente.
Enquanto isso, o Polygon ( MATIC ) é uma das principais criptomoedas com pior desempenho este ano, com queda de 19%. O token teve um declínio acentuado de 31% em junho, depois que a Securities and Exchange Commission ( SEC ) dos EUA o adicionou à sua lista de valores mobiliários.
Outros ativos que estão no vermelho incluem as populares memecoins Shiba Inu ( SHIB ) e Dogecoin ( DOGE ), bem como Cosmos ( ATOM ), Binance Coin ( BNB ) e Uniswap ( UNI ), entre outros.
Luciano Rodrigues