Devido a uma sequência de notícias de aumento regulatório sobre os criptoativos, o Bitcoin e todo o mercado cripto vem enfrentando grandes perdas.
O mercado que já estava com dificuldades de manter o grande movimento de alta recente sofreu com as notícias das novas normativas chinesas e norte americanas.
O governo chinês havia emitido um comunicado informando que introduziria normativas regulatórias mais rígidas para os criptoativos o que abalou o já abalado mercado com a atitude da Tesla de parar de receber Bitcoin como meio de pagamentos.
Logo em sequência vieram novas e mais ríspidas regulamentações americanas em torno das declarações de criptoativos pelos usuários ao Tesouro americano.
A Mongólia foi outro país que criou novas sanções a usuários e mineradores de criptoativos nesta semana que se passou, o que somado a novas sansões chinesas, mandou o mercado cripto para o vermelho de novo.
Agora a China quer aumentar a regulação sobre a mineração de criptoativos no país.
O Governo realizou uma reunião com o Conselho estadual onde solicitou maior repressão sobre o comércio e mineração de criptoativos.
Na reunião foi apresentada uma proposta legislativa que controlará e restringirá o comércio de criptoativos.
A proposta prevê que apenas os comerciantes profissionais com valor mínimo de valores em carteira possam transacionar criptoativos.
O valor mínimo estipulado é de aproximadamente US$ 1 milhão de dólares.
E este comércio apenas poderá ocorrer em empresas de criptoativos registradas e regulamentadas no país.
A declaração com as solicitações foram apresentadas no site do Governo chinês.
A grande alta dos preços dos criptoativos, a crescente entrada dos criptoativos nas empresas privadas, o aumento do número de fraudes e crimes com criptoativos, e a grande volatilidade e manipulação do mercado são assuntos que viraram pauta e declarações de diversos representantes de Governos mundiais.
Com isto os reguladores passaram a olhar os criptoativos de forma mais rígida.
De fato, este mercado ainda é pouco regulamentado, e ainda existem meios e instâncias que interligam os criptoativos aos Governos, e Bancos Centrais e privados.
O Governo quer ter o controle sobre o mercado cripto, o que é normal tendo em vista que este controla o sistema financeiro.
Mas o mercado cripto não está reagindo bem às inferências legislativas e imposições regulatórias.
Como equilibrar a necessidade da regulamentação para que o mercado possa crescer de forma saudável é que é o problema.
Jorge Siufi