O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, informou que em breve divulgará um documento sobre a emissão do dólar digital.
De acordo com o presidente do Fed, Jerome Powell, o país está avançando em seus esforços para desenvolver sua CBDC. Mais precisamente, ele afirmou que o Fed tem “monitorado cuidadosamente e se adaptado” a essas inovações.
Dólar digital vem aí?
As declarações sobre um possível dólar digital foram dadas por Powell nesta quinta-feira (20). Em uma mensagem de vídeo, ele destacou os avanços rápidos na tecnologia financeira e seus benefícios potenciais.
Por outro lado, ponderou que criptomoedas também podem trazer riscos potenciais para seus usuários e para o sistema financeiro de forma mais ampla.
“Devemos prestar atenção à estrutura de regulamentação e supervisão apropriada. Isso inclui prestar atenção às inovações em pagamentos do setor privado que atualmente não estão dentro dos arranjos regulatórios tradicionais aplicados a bancos, firmas de investimento e outros intermediários financeiros.”
Powell também afirmou que o funcionamento eficaz da economia dos EUA demanda que as pessoas tenham fé no dólar. Mas as redes de pagamento, bancos e outros provedores também precisam ser confiáveis.
Nesse sentido, ele ressaltou que o Fed trabalha para garantir um sistema de pagamento seguro e eficiente que forneça amplos benefícios. Ao mesmo tempo, a autoridade monetária está engajada com as inovações do setor.
Por isso, o Fed lançará nos próximos meses um documento que irá delinear seu pensamento sobre pagamentos digitais.
Segundo Powell, o relatório irá focar nos benefícios e riscos associados ao estabelecimento de uma moeda digital no banco central.
Durante o processo, o Fed pedirá comentários públicos sobre o projeto. Conforme enfatizou Powell, a autoridade quer ouvir diversas vozes antes de avançar como uma CBDC dos EUA.
“O artigo representa o início do que será um processo pensativo e deliberativo.”
Criptomoedas ineficientes
Ainda em sua declaração, Powell fez comentários sobre pagamentos com criptomoedas, que segundo ele, não são eficientes:
“Até o momento, as criptomoedas não têm servido como uma forma conveniente de fazer pagamentos, devido, entre outros fatores, às oscilações de valor”, disse. “Embora várias estruturas e tecnologias possam ser usadas, uma CBDC pode ser projetado para uso pelo público em geral.”
A declaração de Powell veio poucas horas depois que o Tesouro dos EUA propôs novos regulamentos sobre o uso de criptomoedas.
Como noticiado pelo CriptoFácil, a partir de 2023, transações com criptomoedas acima de US$ 10.000 deverão ser reportadas à Receita Federal do país.
Lorena Amaro