Em 4 de abril, o Índice do Dólar Americano (DXY), que mede o desempenho do dólar em relação a uma cesta de seis moedas fortes estrangeiras, caiu 0,5% após a queda na demanda por trabalhadores na maior economia do mundo.
Enquanto isso, a Pesquisa de Vagas de Emprego e Rotatividade de Mão de Obra (JOLTS) de fevereiro mostrou que o número de vagas oficiais de emprego caiu abaixo de 10 milhões pela primeira vez nos EUA desde maio de 2021.
Em outras palavras, enquanto dois empregos estavam disponíveis para cada desempregado em algum momento do ano passado, agora existem apenas 1,67.
Curiosamente, a taxa de juros federais implícita para janeiro de 2024 caiu após a divulgação dos novos dados sobre o mercado de trabalho dos EUA, de maneira semelhante ao que ocorreu durante as falências bancárias de março.
As expectativas sobre a taxa de juros futuras estão agora em torno de 4%, em comparação com cerca de 5% registrados antes da crise bancária. A queda indica que o mercado espera que o Banco Central dos EUA (Fed) interrompa, ou até mesmo reverta, sua política de aumento das taxas de juros.
Vale a pena notar que as leituras do JOLTS são retrospectivas, o que significa que os dados mais recentes não incluem a onda repentina de falências bancárias de março e as recentes demissões nos gigantes McDonald's e Walmart e em empresas de tecnologia, incluindo a Amazon e a Apple.
Assim, o mercado provavelmente receberá dados sobre o mercado de trabalho dos EUA ainda piores nos próximos meses. Isso também pode influenciar a próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) em maio, levando a uma resposta de afrouxamento da política monetária, conforme antecipou uma pesquisa da Reuters com estrategistas forex.
Juros mais baixos devem pressionar o dólar para baixo e, por sua vez, o Bitcoin para cima, desde que a correlação tradicionalmente inversa dos preços dos ativos seja mantida.
O dólar $DXY parece fundamentalmente pior a cada ano que passa. Na última corrida de touros #crypto, não tínhamos realmente uma narrativa adequada, mas para a próxima teremos. Tudo se alinha para uma corrida monstruosa depois de 2023
— Mac (@MacnBTC)
Sob o ponto de vista da análise técnica, o preço do Bitcoin está encaminhando-se para uma alta de preços estendida em abril indicada pela formação de um padrão de triângulo ascendente.
Um triângulo ascendente é um padrão de continuação de alta que se forma quando o preço oscila entre uma resistência de linha de tendência horizontal e um suporte de linha de tendência ascendente.
Ele é concluído quando o preço sai do triângulo na direção da tendência anterior e sobe até a altura máxima do triângulo.
Aplicando este cenário na tendência contínua de preços do BTC, US$ 31.000 surge como sua próxima meta de alta – cerca de 8,5% acima dos níveis de preços atuais.
Enquanto isso, o DXY tem potencial para cair mais 1% em abril para testar a faixa inferior de seu canal de suporte de longa data (roxo) em torno de 100,86.
O cenário de taxas de juros em baixa corre o risco de empurrar o DXY abaixo do canal de suporte para uma nova mínima anual, com alguns analistas antecipando uma queda em direção a 95.
Por fim, esse cenário provavelmente significará outra vantagem para os mercados de criptomoedas e um alvo potencial de preço de US$ 35.000 para o Bitcoin até o final do segundo trimestre.
Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo movimento de investimento e negociação envolve riscos, e os leitores devem conduzir suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.
YASHU GOLA